domingo, 30 de setembro de 2007
Jornada de 3 "derbys" !
quinta-feira, 20 de setembro de 2007
Melhor treinador do Mundo livre!
A ligação de José Mourinho com o Chelsea já tinha sido cortada a alguns meses atrás, como disse mesmo um representante do clube londrino.
«Era claro que a relação entre o Chelsea e José tinha-se quebrado», apesar das «genuínas tentativas durante vários meses de todas as partes para resolver determinadas diferenças». A revelação foi feita pelo clube londrino, em carta aberta aos adeptos blues. O clube londrino esclareceu ainda que houve «mútuo acordo» para a saída de Mourinho, frisando que o português «não se demitiu e não foi demitido». «Tomámos esta decisão por acreditarmos que a quebra da relação começava a repercurtir-se na performance da equipa e os resultados recentes apoiavam esta visão. Não queríamos que isso continuasse ou afectasse mais o clube», lê-se na carta aos adeptos. «Ele foi o mais bem sucedido treinador que o clube conheceu e merece um lugar na nossa história. José foi importante para por o Chelsea onde está hoje, junto dos maiores clubes da Europa e do futebol mundial», elogia o clube, garantindo que Mourinho «será sempre bem-vindo a Stamford Bridge, quer como convidado ou como treinador de outro clube».
Como sucessor de Mourinho no Chelsea, os media avançam com a informação de que será Juande Ramos, actual treinador do Sevilha e que tem feito no clube espanhol um excelente trabalho, tendo conquistado dois anos seguidos a Taça Uefa. Fala-se também do seleccionador russo, o holandês Gus Hiddink para assumir o cargo do clube. Uma coisa é certa, no próximo jogo do Chelsea frente ao Manchester United, o treinador será o antigo director do futebol, o israelita Avraam Grant. Daqui para a frente tudo será possível e nos próximos dias teremos notícias.
Aproveito só para dizer que foi uma má escolha da direcção do clube, só vejo consequências negativas com o afastamento deste treinador que tem a equipa montada ao seu estilo e ainda conta com a presença das contratações deste ano a seu gosto. O novo mister terá muito trabalho pela frente, e olhem que os adeptos tão cedo não esquecem o "Special One" que lhes trouxe o título 50 anos depois e que tantas coisas ganhou, tanto em Inglaterra como na Europa, ao serviço do Porto. Dias difíceis adivinham-se em Chelsea, por mim só digo: Força Mourinho!
quarta-feira, 12 de setembro de 2007
Fernando Daniel Belluschi - para quando a Europa?
Certamente será mais um dos grandes jogadores a saírem do River Plate para a Europa, seguindo o exemplo de Lucho González, Pablo Aimar, D'Alessandro...entre outros grandes médios que se mostram neste colosso argentino.
Nascimento: 10/09/1983
Lugar: Los Quirquinchos (Santa Fé)
Altura: 1.73 m
Peso: 69 kgs
Número: 8
Posição: médio direito
Clube: River Plate
Internacionalizações AA: 1
Este médio, formado no Newell's Old Boys e transferido na época passada para o River, começa esta época a ficar com fama de craque e a Europa já está certamente de olho nele. Apresenta um misto de características de Lucho González e Ariel Ortega, sendo um médio direito que aparece muitas vezes em zona de finalização mas também sabe jogar no meio e defender, tem portanto uma boa cultura táctica. Não é um extremo, é mais um "volante" que pode aparecer tanto na direita como no centro. Em permanente movimento, buscando a bola por todas as partes, Belluschi dribla e inventa jogadas de grande nível. Conhecido por correr durante o jogo todo sem parar para descansar e de preferir as assistências aos golos (gosta de ser um "playmaker" solto), esta época tem corrido de forma diferente e ainda este fim de semana apontou um excelente hat-trick, com 3 golos de belo efeito. Tem facilidade em jogar com o pé esquerdo e a sua polivalência no meio campo é muito útil a qualquer equipa. Para mim, um caso sério a ser seguido pelos olheiros dos grandes clubes europeus e também deverá ser do seu agrado ter a sua primeira experiência na Europa.
Fiquem com este vídeo do último jogo do artista, em que marcou o segundo, terceiro e quinto golos do River Plate frente ao Vélez. Que classe...
domingo, 9 de setembro de 2007
Complicar o complicado - Polónia empata a 3 minutos do fim.
Decorria o minuto 87 de jogo quando Krzysnówek recebe a bola no centro do campo e disfere um potente remate que dá o empate á equipa polaca. De um momento para o outro parecia que o estádio da Luz só tinha cerca 4 mil adeptos, os polacos. Verdadeiro balde de água fria para Portugal, numa altura em que já toda a gente acreditava na vitória e num apuramento mais facilitado. Depois da bola ter entrado na baliza do Ricardo, é de condenar a atitude do atleta Fernando Meira a criticar suposto "frango" do Ricardo, mas devia era tar chateado com os médios que deixaram o jogador rematar sem oposição nenhuma, ainda para mais sabendo que é um bom rematador (se eu sabia, eles também sabiam). Um lance de sorte para uns, de azar para outros, já que a bola ainda bate no poste e no guarda-redes antes de entrar. A verdade, e o que conta para a estatística, é que o empate tava feito e lá vamos nós ter de andar nos próximos jogos de calculadora atrás, como tem sido hábito. Ganhando estaríamos numa posição ainda melhor sabendo do empate da Sérvia com a Finlândia. Não se pode sofrer o empate num jogo tão importante assim e eles deviam saber isso melhor do que ninguém.
No que realmente toca ao jogo, Portugal apresentou-se bem melhor que no jogo frente a Arménia, mas também ainda uns furos abaixo do que nos habituou. Bosingwa melhor que Miguel, Maniche sem comparação a Tiago, Nuno Gomes ainda a precisar de alguma genica na frente. Ao contrário do que se podia pensar, a nova dupla de centrais n comprometeu minimamente, faltou foi apoio dos médios nos dois golos. Acho que o Petit também já teve melhores dias que o de ontem no processo ofensivo...
Para o jogo de quarta feira interessa saber quem vai jogar no ataque, se vai ou não manter a mesma equipa. Na minha opinião era de apostar em Quaresma em vez de Simão (alguém teria de sair e já se sabe que o Ronaldo a qualquer momento resolve), e Hugo Almeida a entrar para o lugar do Nuno Gomes (para mim é sempre fundamental ter um ponta de lança de área e este sempre dá mais luta) Uma ideia mais radical seria tirar o Maniche e por o Quaresma, já que temos mesmo de ganhar o desafio e preve-se uma Sérvia de contenção e contra ataque. Talvez não se justifique ter o Petit a trinco e um segundo pivot como o Maniche...depende de como jogarem.
Jogar com o Ronaldo no lugar de ponta de lança pode ser arriscado já que ele tem a tendência natural de cair nas faixas laterais e vir atrás buscar jogo, e depois iamos ficar sem ninguém na área e com gente a mais nas linhas. É uma questão a ver pelo seleccionador e que nos próximos dias já se deve saber.
quarta-feira, 5 de setembro de 2007
Os "tugas" na Liga dos Campeões.
A cada ano que passa sinto que posso adivinhar um vencedor, mas este ano é diferente! Há sempre os tradicionais favoritos, o Real, o Milan, o Manchester, entre outros… A verdade é que neste ano muitas destas equipas “favoritas” mudaram/renovaram grande parte do plantel, e por isso, ainda não há grandes certezas do que poderão produzir estas mudanças.
Mas vamos aos grupos onde os Portugueses estão presentes…
Grupo A:
Liverpool (Ing)
FC Porto (PT)
Marselha (Fra)
Besiktas (Tur)
O Liverpool assume-se como o cabeça de série do grupo, é sem duvida o favorito e o que parte teoricamente com maiores responsabilidades neste grupo, foi o finalista vencido da ultima liga dos campeões (vs Milan) e apostou em reforços de peso para a temporada que se avizinha, Andriy Voronin, Lucas Leiva, Ryan Babel e Fernando Torres são os mais badalados nomes que este plantel possui para esta época.
O Porto assume-se como um segundo favorito, tem a história que todos conhecemos e é quase que uma tradição fazer boa campanha na fase de grupos, os oitavos são quase que obrigatórios para os Dragões.
Espera-se boa performance, a comandar as hostes está Ricardo Quaresma que volta a aparecer em grande forma em mais uma nova época, o ataque será provavelmente a maior duvida deste Porto, Jesualdo parece não contar com Hélder Postiga e por isso terão que ser Lisandro López, Ernesto Farias e Adriano a assumir o ataque à baliza adversária.
Marselha e Besiktas estarão provavelmente ao mesmo nível, para os franceses que primam pela irregularidade nas suas exibições esta competição poderá mostrar à Europa o “novo Zidane” Samir Nasri ou o azarado Djibril Cissé que certamente quererá mostrar que está finalmente recuperado para o futebol, nesta equipa é de salientar também a enorme capacidade física principalmente do seu meio campo que é formado por inúmeros jogadores africanos. Os turcos esperam fazer a sua liga dos campeões quando jogarem em casa, a seu favor têm sobretudo o fantástico ambiente que os turcos fazem questão de mostrar sempre que a sua equipa joga em casa. Rodrigo Tello é o nome mais conhecido que esta formação possui, o Porto terá que ter especial atenção nas faltas à entrada da área.
Grupo D:
Milão (Ita)
Benfica (PT)
Celtic (Esc)
Shakhtar Donetsk (Ucr)
Sem duvida nenhuma o Milan irá passar neste grupo, os detentores da liga dos campeões tiveram um sorteio acessível e a equipa é a mesma por isso não há muito a acrescentar ao Milan de hoje e ao do ano passado, favoritos ao grupo e à renovação do titulo.
Para o Benfica o grupo D pode ser considerado por uns como acessível e por outros como muito complicado, para mim é um grupo complicado, a irregularidade do Benfica é algo que faz com que esta equipa seja capaz do melhor e do pior. Mas com um plantel renovado, em que a experiência está bem presente, o Benfica pode tornar-se facilmente um segundo classificado, mas para isso tem que aproveitar os jogos em casa porque as deslocações a que vai ser sujeito são de elevado grau de dificuldade, a mais acessível será a deslocação a Glasgow que o Benfica também conhece bem.
Do Celtic já sabemos com o que podemos contar, a equipa é a mesma do ano passado, apenas muda o treinador. O futebol é o mesmo, rápido e simples, uma das mais fortes armas desta equipa vem do Japão e faz das bolas paradas as suas especialidades, Nakamura é um nome a ter em conta.
De leste vêm os Ucranianos do Shakhtar, uma equipa com uma mescla de 8 nacionalidades diferentes que foi o ultimo vencedor do campeonato Ucraniano. Os jogos em casa são a grande arma desta equipa, um ambiente electrizante e as condições climatéricas bem adversas à maioria das equipas presentes na liga dos campeões são factores que são normalmente fundamentais e que proporcionam bons resultados aos anfitriões.
Grupo F:
Manchester United (Ing)
AS Roma (Ita)
Sporting CP (PT)
Dínamo Kiev (Ucr)
Este é de longe o grupo mais complicado para uma equipa Portuguesa, o Sporting já sabia que à partida iria o que estaria sujeito a um grupo mais apertado, foi colocado no pote 3 o que o deixou sujeito a enfrentar grandes colossos europeus.
Mas vamos às equipas: o Manchester United é um cliente regular da liga dos campeões, e embora faça quase todos os anos boas prestações o emblema Inglês ainda só tem uma liga dos campeões no seu palmarés, conquistada em 1999 na célebre final com o Bayern Munique.
Foi a equipa que mais gastou no defeso, qualquer coisa como 75.000.000€… Estrelas como Owen Hargreaves, Nani, Anderson e Tevez fazem antever mais uma super equipa construída por Alex Ferguson. Esta é para mim, no meio de tantos favoritos que também podia nomear, o grande favorito a esta Champions e certamente não terá grandes dificuldades a “varrer” este grupo, a ver vamos.
A Roma iniciou o campeonato em grande estilo, 3 jogos 3 vitórias, após uns anos de “crise” a Roma parece estar a voltar aos grandes palcos europeus com alguma assiduidade. Esta equipa é um dos expoentes máximos da frieza do futebol Italiano, defende de forma exemplar e possui no ataque jogadores com eficácia que não precisam de muito para dilatarem o marcador, o ritmo que impõe ao jogo é geralmente baixo e enfadonho. O ambiente em Roma é geralmente fantástico, no entanto, é uma equipa Italiana que como tantas outras são capazes do melhor e do pior de um jogo para o outro e por isso não pode ser, para já, rotulada como segundo classificado indiscutível neste grupo.
A terceira equipa portuguesa em prova, o Sporting irá entrar neste grupo com esperanças de poder alcançar um segundo lugar. A inexperiência dos jovens jogadores de Alvalade começa a deixar de ser desculpa à medida que a equipa vai aparecendo mais frequentemente nesta competição. A equipa efectuou boas contratações que começam agora a mostrar o porquê do investimento leonino, Stojkovic, Izmaelov, Vukcevic são os que mais se têm destacado. Equipa jovem que terá de aproveitar os jogos caseiros porque todas as deslocações neste grupo são de enorme dificuldade. A luta pelo segundo lugar promete ser renhida!
Dínamo Kiev, é mais uma equipa ucraniana no caminho dos Portugueses. É a grande equipa ucraniana, dominou por completo o campeonato nos anos 90 e só recentemente encontrou um adversário à altura, o Shakhtar Donetsk. Começou a época a perder um dos seus principais pilares defensivos, o senegalês Diakhaté lesionou-se por 3 meses e já não participará em alguns dos jogos da liga dos campeões. A seu favor tem, como todas as equipas de leste, o ambiente entusiasmante dos adeptos ferrenhos e um clima agreste que faz geralmente estragos às contas dos visitantes. Há que salientar também a presença do experiente Rebrov no ataque dos Ucranianos. Mais uma das equipas que se podem lutar pelo segundo lugar do grupo.
Outros grupos onde certamente poderá haver grandes indecisões:
Grupo B: Chelsea, Valência, Schalke e Rosenborg – À partida não há duvida que as duas primeiras equipas serão as grandes favoritas ao grupo, mas o pobre futebol que o Chelsea tem vindo a demonstrar pode fazer com que as contas se alterem neste grupo, o Schalke poderá ser o grande beneficiado para isso terá que saber aproveitar a má forma da equipa de Mourinho.
Grupo E: Barcelona, Lyon, Estugarda e Rangers - Este é para mim o grupo mais forte desta Champions, O Barcelona terá pela frente os penta campeões franceses e os campeões alemães que irão tentar contrariar o favoritismo da equipa catalã, os escoceses são também presença habitual nesta competição mas neste grupo não me parece que tenham grandes probabilidades de fazer história.
Os jogos da fase de grupos irão começar dia 18 e 19 de Setembro.