Depois de Anderson e Nani para o Manchester, e Pepe para o Real Madrid, chegou a vez de Simão Sabrosa emigrar para outro grande europeu, desta feita o renovado Atlético de Madrid, que continua a investir forte na preparação das novas épocas. Terminou mais uma novela antiga entre o jogador e o Benfica, que todos os anos dizia pretender sair e nunca surgia tal oportunidade, vamos lá ver se foi uma boa opção...
Mas o que importa referir neste post é que, perante um certo preço, os clubes portugueses não podem resistir em vender os seus craques, por muito importantes que sejam. É esta a nossa realidade, compreensível. Portugal forma jogadores ou vai buscar estes á América do Sul por baixos preços, desenvolve-os e passado pouco tempo vende-os aos grandes europeus (exemplo mais flagrante é o do Anderson, que apesar de não ter sido muito barato, ficou pouco tempo cá e valorizou muito). Funcionamos como uma "rampa de lançamento", que cada ano que passa fica sem as suas mais atractivas promessas e baixa muito o nível de espectularidade do nosso futebol.
Toda a gente fala que o Benfica tem mais ambição que o Atl. Madrid e que o Simão deveria ter ficado por cá como bom capitão que era, mas eu compreendo o lado do jogador. Jogar em Espanha é um sonho para qualquer jogador, para não falar em ganhar o dobro ou o triplo do vencimento que ganharia se ficasse...e temos também se ver que o Simão não é nenhum jovem e que tem de aproveitar bem enquanto pode, depois de uma passagem falhada por Barcelona.
Portugal continuará a ser visto como um bom país para formar e fazer crescer novos jovens jogadores, para que no momento certo, os tubarões do futebol Mundial apareçam e os levem. Ficamos sempre sem as nossas maiores estrelas, mas perante os milhões de euros oferecidos pela Europa, é impossível aos nossos clubes e aos jogadores, por muito ricos que sejam internamente, rejeitar as propostas milionárias. Para o ano há mais craques para vender, mais milhões entrarão em Portugal e mais estrelas se formarão, é o nosso destino.
Força aos bicampeões Pepe e Anderson, e aos nossos portugueses Simão e Nani.
sexta-feira, 27 de julho de 2007
terça-feira, 24 de julho de 2007
Sérgio "Kun" Aguero - atacante do momento
Foi uma das principais figuras deste verão futebolístico. Além de ter sido campeão mundial na categoria de sub-20 pela sua Argentina (na qual era capitão) de uma forma brilhante, arrecadou também os prémios de Melhor jogador do campeonato e de melhor marcador, tendo apontado 6 golos e ainda oferecido 4 golos aos seus companheiros. Fez um campeonato simplesmente perfeito (premiado com a Bola e Bota de Ouro), do qual tive a oportunidade de assistir a alguns jogos da sua selecção e só veio confirmar o que eu já conhecia deste jogador, é craque e tem futuro.
Isto do futuro até que está bem encaminhado, ao contrário de muitas outras estrelas mundias que estão a aparecer para o futebol, este já está a jogar na Europa e num clube de topo, o Atlético de Madrid, equipa ideal para ele se afirmar e talvez se projectar para um clube ainda maior com outros objectivos.
Na época passada, sua época de estreia no futebol europeu, Aguero até que fez um bom campeonato espanhol, tendo apontado alguns golos na Liga e na Taça do Rei, incluindo golos aos principais clubes de espanha, mostrando que não tem medo dos grandes jogos e que já apresenta uma certa maturidade. Uma curiosidade é o facto de ter apontado um golo decisivo com a mão, que já começa a ser normal em craques argentinos.
Ultimamente a Argentina tem sido dos países que mais excelentes jogadores tem formado e nesta última "fornada" realçam-se os nomes Messi e Aguero como dos mais promissores avançados do Mundo. Ambos vêm enfrentar a ideia errada de que o futebol actual cada vez mais se faz de poder físico. O que interessa realmente é saber ou não jogar. E este jogador apesar do seu aspecto franzinho é um dos mais espectaculares avançados a actuar. Tem tendência a receber a bola sempre de frente para a baliza, o que faz com que ganhe sempre vantagem sobre os defesas. A isto junta-se a sua velocidade e técnica fora do comum, tornando-se muito difícil a tarefa dos defesas em roubar a bola. É um jogador que gosta de adornar alguns lances e tem facilidade no drible curto, não fazendo muitas fintas estilo Cristiano Ronaldo, e gosta de fazer umas brincadeiras de vez em quando, típico da sua juventude e irreverência, mas é também um jogador de equipa que prefere tocar ao lado para o colega marcar, do que ser individualista e arriscar não fazer o golo. Este campeonato do Mundo deu para reparar bem nisso.
(tem vídeo no final da página do Blog)
Nome completo: Sergio Leonel Agüero del Castillo
Alcunha: Kun (era parecido com uma personagem de desenhos animados japoneses)
Data de nascimento: 2 de Junho de 1988
Local de nascimento: Buenos Aires
Club actual: Atlético de Madrid
Posição: Avançado
Altura: 1,72 metros
Internacionalizações A: 2
Ano de estreia: 2003 (com apenas 15 anos!!)
Clube na estreia: Club Atlético Independiente
Ele merece...
domingo, 22 de julho de 2007
Como estão os reforços
Ontem os 3 grandes de Portugal tiveram todos jogos amigáveis mas já com um relativo grau de dificuldade, e deu para avaliar melhor a qualidade dos novos jogadores. O FC Porto levou de vencida (2-1) a equipa do Mónaco, sempre muito bem organizado e com excelentes jogadores como Koller, Bernardi, Piquionne, Kallon...entre outros. O Sporting venceu um renovado Lille (3-0), que depois do 10ª posição no campeonato francês na última época pretende este ano lutar por algo melhor. O Benfica foi a Roménia empatar com o clube mais português daquele país, o Cluj, por 2-2.
Quanto ao que interessa, o desempenho dos nossos novos craques, vou referir alguns nomes que, pelo que deu para ver, já começam a entender bem as necessidades do nosso futebol.
Começando pelo FCP, Lino (foto lado esquerdo) já parece ter algumas ideias do que tem de fazer para ganhar o seu lugar na equipa, mas também trata-se de um jogador que já tem uma época de futebol nacional ao serviço da Académica. Bolatti também me surpreendeu pela positiva ao apresentar-se sempre muito voluntarioso para cortar os lances na sua zona defensiva e também para servir os companheiros da frente. Apareceu uma vez muito bem num cruzamento do Quaresma, quase marcando um golo de cabeça. Nota de destaque ainda para o polaco Kaz, que surpreende pela facilidade de passe e remate.
No Sporting gostei da exibição do guarda-redes Stojkovic (foto do lado direito), que parece ser muito seguro e já vai ganhando o seu lugar na baliza do clube de Alvalade, apesar da boa concorrência do jovem Rui Patrício, que na minha opinião deveria ser emprestado esta época para jogar muito. O reforço Gladstone também esteve bem, principalmente porque não se põe com muitas invenções e com ele é "sobe equipa", o que as vezes também dá jeito. Purovic até ao momento ainda não surpreendeu, mas também tem tempo para se afirmar.
No Benfica, com uma nova cor nas camisolas realizou uma exibição quanto baste para empatar com o Cluj. De salientar a exibição do avançado paraguaio Cardozo, que apontou o segundo golo (bom golo) da equipa da Luz e realizou mais um par de bons remates que o guarda-redes defendeu e é um jogador que sabe jogar muito bem de costas para a baliza e rodar. As restantes contratações não se revelaram muito, apesar de não terem feito uma má exibição. Stretenovic surpreendeu pela capacidade que tem de jogar em todos os locais da defesa.
Os jogos amigáveis continuarão e a cada dia que passa é normal que as equipas comecem a jogar melhor e a definir os seus modelos de jogo já com as caras novas.
sexta-feira, 20 de julho de 2007
Mercado de transferências - actualização
Numa altura em que muitos dos planteis já estão fechados, nos 3 grandes clubes do nosso campeonato a questão ainda vai dar muito que falar. O Sporting ainda precisa de ir buscar pelo menos defesas laterais (Abel é o único de raíz, enquanto André Marques tenta convencer o técnico que merece a sua oportunidade...), o Porto ainda não veio confirmar o central que tanto procura (Stepanov estará por horas) e o Benfica parece que finalmente vai perder o Simãozinho (segundo noticia hoje o jornal A Bola, por 19 milhões de euros).
PORTO
Entradas: Nuno, Mário Bolatti, Fernando, Luis Aguiar, Edgar, Lino, Leandro Lima, Kazmierczak, Mariano González, Rabiola (emprestado ao Guimarães), Stepanov (por confirmar) e Ernesto Farías (por confirmar).
BENFICA
Entradas: Zoro, Fábio Coentrão, Bergessio, Óscar Cardozo, Stretenovic, Manuel Fernandes (veio de empréstimo)
SPORTING
Entradas: Stoijkovic, Gladstone, Derlei, Purovic, Izmailov, Vukcevic, André Marques (veio de empréstimo)
Espero não me estar a esquecer de nenhum craque nesta lista de novas contratações. Agora quero que dêem novos palpites de quem ainda pode chegar cá...
domingo, 15 de julho de 2007
Prospecção Mundial sub-20: novos craques!
De seguida estão apenas alguns dos novos craques que têm aparecido neste mundial. De notar ainda que jogadores consagrados (como Aguero, Giovanni dos Santos...) não estão aqui presentes porque esses já são bem conhecidos do mundo do futebol e a boas prestações neste mundial não é novidade.
ÉVER BANEGA
Nacionalidade: Argentina
Clube: Boca Juniors
Posição: Médio defensivo
A bola vai parar aos seus pés e faz-se o jogo de toda a equipa alvi-celeste. Apareceu para o futebol no Boca Juniors, na sombra de Fernando Gago (transferido entretanto para o Real Madrid), mas o seu jogo tem horizontes muito mais largos. Joga rápido, recebe, olha, passa, desmarca e raramente ainda se envolve nos processos ofensivos até à área adversária. Tem apenas 19 anos mas já apresenta uma grande maturidade dentro de campo, própria da posição que ocupa.
Perfil de típico nº5, a posição que, à frente da defesa, faz história no futebol argentino. Cresceu em Rosário, foi rejeitado no Newell`s Old Boys,mas aos 18 anos foi lançado na primeira equipa do Boca. Mais um argentino com pinta de craque que tem a minha aprovação.
FREDY ADU
Nacionalidade: Gana (naturalizado pelos Estados Unidos)
Clube: Salt Lake
Posição: Médio ofensivo/avançado
Foi apresentado ao Mundo, com apenas 14 anos, como um fenómeno do futebol. Por isso, apesar de ainda só ter 18 anos, já ouvimos falar dele há tanto tempo e já parece um velho conhecido. Nos últimos anos houve um abrandamento de mediatismo em torno de Freddy Adu, mas agora com o Mundial de sub-20 ele fez-se relembrar a todos nós, com golos (3) e lances geniais em todos os jogos. Antes do Mundial ainda pensei tratar-se mais de um jogador de mediatismo do que realmente um excelente craque, mas depois do que tenho visto desfiz qualquer tipo de dúvidas. Se tiver um bom acompanhamento nesta fase ainda de alguma inexperiência e se continuar como tem estado, pode ser dos melhores e mais espectaculares jogadores do Mundo e dar já o salto para a Europa, que é o que precisa para se desenvolver mais.
DAWID JANCZYK
Nacionalidade: Polaca
Clube: Légia Varsóvia (negociação com o CSKA Moscovo)
Posição: Avançado
Umas das primeiras boas revelações do Mundial sub-20, logo no jogo de estreia, frente ao Brasil, onde apesar de não ter marcado, jogou que se fartou e deu para ver que havia ali muito talento. Dawid Janczyk, avançado polaco, forte fisicamente (1,81m. e 80kg.) veloz e provido de boa técnica, muito difícil de ser travado devido à conciliação da força com a técnica de drible curto. Poderoso no um para um com a bola dominada, gosta de entrar dos flancos para o centro e finalizar. Faz 20 anos em Setembro. Mais do que um goleador, é um avançado muito móvel que serve não só para marcar, mas também cansar as defesas adversárias. Marcou 3 golos.
DANNY SZETELA
Nacionalidade: Estados Unidos
Clube: Columbus
Posição: Médio centro/direita
Jogador de origem polaca derivada de ambos os pais, impressiona principalmente pela capacidade que tem em ajudar nos processos defensivos da equipa tal como aparecer bem nos ofensivos. É um médio que gosta de receber a bola e de fazê-la jogar para as zonas laterais do campo, principalmente através de passes longos para os extremos/avançados. Mostrou-se neste mundial como um bom finalizador apontando 3 bons golos. Trata-se de mais uma das mais valias da selecção norte americana (que tem muitas mais) e que não tardará a dar o salto para a Europa para procurar um melhor futebol para se desenvolver. Este mundial foi bom para ele confirmar o seu valor.
JOZY ALTIDORE
Nacionalidade: Estados Unidos
Clube: New York Red Bull
Posição: Ponta de lança
Com apenas 17 anos de idade revelou-se como um dos melhores e mais produtivos pontas de lança do Mundial sub-20. É um jovem jogador que actua nos New York Red Bull, com boa compleição física e é daqueles que precisa de poucas oportunidades e de poucos toques na bola para marcar um golo. Sempre que necessário recorre a fintas ou dribles curtos para vislumbrar a baliza, mas não acontece muitas vezes. Mostrou-se um jogador completo, apresentando também bom jogo aéreo e boa técnica. Tornou-se no jogador mais novo a marcar no playoff da MLS com apenas 16 anos e é um dos mais jovens jogadores do Mundial e terá certamente despertado a atenção de muitos clubes com os seus 4 golos.
MAXI MORALEZ
Nacionalidade: Argentina
Clube: Racing Club
Posição: Médio ofensivo
Mais um craque argentino proveniente do Racing Club. Em Portugal, Lisandro López fez uma grande época no FC Porto, Mariano González começou lá e Gonzalo Bergessio promete golos ao serviço do SL Benfica. Com 20 anos de idade, já tem 51 jogos na equipa principal do Racing, desde 2005, quando se estreou e o salto para um campeonato mais apelativo torna-se quase inevitável. Maxi Moralez é um excelente médio, um típico número 10 que tem enorme facilidade em cair nas faixas laterais e também aparece bem na zona de finalização, fazendo muitas assistências e alguns golos (marcou 2 até ao momento).
Jogadores que poderiam estar aqui: Leandro Lima, Luizão, Alfonso Blanco, César Villaluz, Anthony Wallace, Sal Zizzo...entre outros, que vocês mesmo me dirão.
ÉVER BANEGA
Nacionalidade: Argentina
Clube: Boca Juniors
Posição: Médio defensivo
A bola vai parar aos seus pés e faz-se o jogo de toda a equipa alvi-celeste. Apareceu para o futebol no Boca Juniors, na sombra de Fernando Gago (transferido entretanto para o Real Madrid), mas o seu jogo tem horizontes muito mais largos. Joga rápido, recebe, olha, passa, desmarca e raramente ainda se envolve nos processos ofensivos até à área adversária. Tem apenas 19 anos mas já apresenta uma grande maturidade dentro de campo, própria da posição que ocupa.
Perfil de típico nº5, a posição que, à frente da defesa, faz história no futebol argentino. Cresceu em Rosário, foi rejeitado no Newell`s Old Boys,mas aos 18 anos foi lançado na primeira equipa do Boca. Mais um argentino com pinta de craque que tem a minha aprovação.
FREDY ADU
Nacionalidade: Gana (naturalizado pelos Estados Unidos)
Clube: Salt Lake
Posição: Médio ofensivo/avançado
Foi apresentado ao Mundo, com apenas 14 anos, como um fenómeno do futebol. Por isso, apesar de ainda só ter 18 anos, já ouvimos falar dele há tanto tempo e já parece um velho conhecido. Nos últimos anos houve um abrandamento de mediatismo em torno de Freddy Adu, mas agora com o Mundial de sub-20 ele fez-se relembrar a todos nós, com golos (3) e lances geniais em todos os jogos. Antes do Mundial ainda pensei tratar-se mais de um jogador de mediatismo do que realmente um excelente craque, mas depois do que tenho visto desfiz qualquer tipo de dúvidas. Se tiver um bom acompanhamento nesta fase ainda de alguma inexperiência e se continuar como tem estado, pode ser dos melhores e mais espectaculares jogadores do Mundo e dar já o salto para a Europa, que é o que precisa para se desenvolver mais.
DAWID JANCZYK
Nacionalidade: Polaca
Clube: Légia Varsóvia (negociação com o CSKA Moscovo)
Posição: Avançado
Umas das primeiras boas revelações do Mundial sub-20, logo no jogo de estreia, frente ao Brasil, onde apesar de não ter marcado, jogou que se fartou e deu para ver que havia ali muito talento. Dawid Janczyk, avançado polaco, forte fisicamente (1,81m. e 80kg.) veloz e provido de boa técnica, muito difícil de ser travado devido à conciliação da força com a técnica de drible curto. Poderoso no um para um com a bola dominada, gosta de entrar dos flancos para o centro e finalizar. Faz 20 anos em Setembro. Mais do que um goleador, é um avançado muito móvel que serve não só para marcar, mas também cansar as defesas adversárias. Marcou 3 golos.
DANNY SZETELA
Nacionalidade: Estados Unidos
Clube: Columbus
Posição: Médio centro/direita
Jogador de origem polaca derivada de ambos os pais, impressiona principalmente pela capacidade que tem em ajudar nos processos defensivos da equipa tal como aparecer bem nos ofensivos. É um médio que gosta de receber a bola e de fazê-la jogar para as zonas laterais do campo, principalmente através de passes longos para os extremos/avançados. Mostrou-se neste mundial como um bom finalizador apontando 3 bons golos. Trata-se de mais uma das mais valias da selecção norte americana (que tem muitas mais) e que não tardará a dar o salto para a Europa para procurar um melhor futebol para se desenvolver. Este mundial foi bom para ele confirmar o seu valor.
JOZY ALTIDORE
Nacionalidade: Estados Unidos
Clube: New York Red Bull
Posição: Ponta de lança
Com apenas 17 anos de idade revelou-se como um dos melhores e mais produtivos pontas de lança do Mundial sub-20. É um jovem jogador que actua nos New York Red Bull, com boa compleição física e é daqueles que precisa de poucas oportunidades e de poucos toques na bola para marcar um golo. Sempre que necessário recorre a fintas ou dribles curtos para vislumbrar a baliza, mas não acontece muitas vezes. Mostrou-se um jogador completo, apresentando também bom jogo aéreo e boa técnica. Tornou-se no jogador mais novo a marcar no playoff da MLS com apenas 16 anos e é um dos mais jovens jogadores do Mundial e terá certamente despertado a atenção de muitos clubes com os seus 4 golos.
MAXI MORALEZ
Nacionalidade: Argentina
Clube: Racing Club
Posição: Médio ofensivo
Mais um craque argentino proveniente do Racing Club. Em Portugal, Lisandro López fez uma grande época no FC Porto, Mariano González começou lá e Gonzalo Bergessio promete golos ao serviço do SL Benfica. Com 20 anos de idade, já tem 51 jogos na equipa principal do Racing, desde 2005, quando se estreou e o salto para um campeonato mais apelativo torna-se quase inevitável. Maxi Moralez é um excelente médio, um típico número 10 que tem enorme facilidade em cair nas faixas laterais e também aparece bem na zona de finalização, fazendo muitas assistências e alguns golos (marcou 2 até ao momento).
Jogadores que poderiam estar aqui: Leandro Lima, Luizão, Alfonso Blanco, César Villaluz, Anthony Wallace, Sal Zizzo...entre outros, que vocês mesmo me dirão.
quinta-feira, 12 de julho de 2007
Final Copa América e Mundial sub-20:
COPA AMÉRICA:
Na copa América a final vai ser um muito esperado clássico Brasil-Argentina. Ontem a selecção argentina venceu a sensação México por 3-0 (golos de Heinze, Messi e Riquelme) enquanto que na passada terça feira o Brasil tinha vencido a selecção do Uruguai através dos pontapés de grande penalidade, depois de ter ficado 2-2 após prolongamento. A selecção brasileira teve um início de torneio um pouco complicado, começando com a derrota com o México e as constantes más exibições, mas finalmente Dunga parece ter "acertado" no 11 titular e tem vindo a ganhar os jogos mais facilmente. A selecção da Argentina é provavelmenta a que tem apresentado o melhor futebol e nao perdeu nem empatou nenhum jogo até ao momento e vamos ver se assim continua. A final joga-se no próximo domingo em Maracaíbo, Venezuela. No jogo para atribuição dos terceiros e quartos lugares vão defrontar-se as selecções do México e do Uruguai.
MUNDIAL SUB-20:
Ontem realizaram-se os primeiros quatro jogos relativos aos oitavos de final da competição e esta madrugada realizar-se-ão os restantes quatro, incluindo Portugal que defronta o Chile.
A surpresa (ou não, do modo que vem jogando nesta competição) foi a derrota do Brasil frente a uma fortissima Espanha, que apesar de ter estado a perder por 2-0 (golos de Leandro Lima e de Alexandre Pato) conseguiu empatar o jogo dentro do tempo regular, e no prolongamento marcou mais 2, vencendo por 4-2 (golos de Piqué, Garcia, Bueno e Adrian López) a selecção canarinha e uma das favoritas ao título.
Nos outros jogos dos oitavos de final:
EUA 2-1 Uruguai (após prolongamento)
Áustria 2-1 Gâmbia
Japão 2-2 Rep. Checa (3-4 após grandes penalidades)
Jogos de logo a noite:
PORTUGAL - Chile
Zâmbia - Nigéria
Argentina - Polónia
México - Congo
segunda-feira, 9 de julho de 2007
Mundial sub-20: Portugal qualificado com sorte
Portugal perdeu ontem com a Gâmbia por 2-1 e poderia ter comprometido a passagem à fase seguinte, tendo acabado por ter sido um dos 4 melhores terceiros classificados, caso contrário teria terminado a prova para o conjunto nacional.
Não se compreende como é que num campeonato mundial e a saber que perdendo poderia não passar á fase seguinte, um treinador decide mudar quase por completo uma equipa, unicamente para "rotatividade" do plantel. Está bem que todos os jogadores merecem uma oportunidade e também faz bem dar descanso aos mais utilizados, mas trocar uma equipa quase toda para um jogo importante só podia dar mau resultado, apesar de não ter sido por causa dos estreantes que viemos a perder. Nenhum jogador se evidenciou muito durante o jogo mas também nenhum realizou uma má exibição, no conjunto é que Portugal foi uma equipa pouco agressiva e com um futebol muito pouco pensado e cometendo alguns erros (como o penalty que deu o empate...) que demonstram alguma falta de experiência. Sinceramente acho que temos qualidade para fazer bem melhor, como no jogo contra o México por exemplo em que fizemos uma exibição bem positiva, apesar da derrota. O lateral esquerdo André Marques e o capitão Bruno Gama lesionaram-se e não devem estar aptos para defrontar o Chile no próximo jogo, no qual esperemos ver uma selecção diferente, em termos de atitude, da do jogo de ontem.
Oitavos de final:
PORTUGAL - Chile
Brasil - Espanha
Argentina - Polónia
Nigéria - Zâmbia
Gâmbia - Aústria
México - Congo
Japão - Rep. Checa
USA - Uruguai
Não se compreende como é que num campeonato mundial e a saber que perdendo poderia não passar á fase seguinte, um treinador decide mudar quase por completo uma equipa, unicamente para "rotatividade" do plantel. Está bem que todos os jogadores merecem uma oportunidade e também faz bem dar descanso aos mais utilizados, mas trocar uma equipa quase toda para um jogo importante só podia dar mau resultado, apesar de não ter sido por causa dos estreantes que viemos a perder. Nenhum jogador se evidenciou muito durante o jogo mas também nenhum realizou uma má exibição, no conjunto é que Portugal foi uma equipa pouco agressiva e com um futebol muito pouco pensado e cometendo alguns erros (como o penalty que deu o empate...) que demonstram alguma falta de experiência. Sinceramente acho que temos qualidade para fazer bem melhor, como no jogo contra o México por exemplo em que fizemos uma exibição bem positiva, apesar da derrota. O lateral esquerdo André Marques e o capitão Bruno Gama lesionaram-se e não devem estar aptos para defrontar o Chile no próximo jogo, no qual esperemos ver uma selecção diferente, em termos de atitude, da do jogo de ontem.
Oitavos de final:
PORTUGAL - Chile
Brasil - Espanha
Argentina - Polónia
Nigéria - Zâmbia
Gâmbia - Aústria
México - Congo
Japão - Rep. Checa
USA - Uruguai
sexta-feira, 6 de julho de 2007
Copa América - Quartos de Final
Acabou ontem a fase de grupos da Copa América a decorrer na Venezuela. No grupo A, que era visto por muitos como o grupo mais fraco do torneio, a classificaçao foi a seguinte:
1º Venezuela - 5 pontos
2º Perú - 4 pontos
3º Uruguai - 4 pontos
4º Bolívia - 2 pontos
Passaram os três primeiros. No grupo B, muito provavelmente o grupo mais forte da competição, a surpresa, ou talvez não, foi o 2º lugar do grande favorito Brasil, eterno candidato ao título:
1º México - 7 pontos
2º Brasil - 6 pontos
3º Chile - 4 pontos
4º Equador - 0 pontos
Passaram também os três primeiros classificados. No grupo C encontra-se a única selecção só com vitórias na competição até ao momento, a Argentina:
1º Argentina - 9 pontos
2º Paraguai - 6 pontos
3º Colômbia - 3 pontos
4º E. U. A. - 0 pontos
Passaram apenas os 2 primeiros classificados.
Os jogos dos quartos-de-final vão ser os seguintes:
Venezuela - Uruguai
Chile - Brasil
México - Paraguai
Argentina - Perú
De destacar que, ao haver um muito esperado Brasil - Argentina, será só na final ou para a atribuição do 3º e 4º lugar. Poder-se-à dizer que o Brasil, afinal, teve sorte ao perder contra o México e ter ficado em 2º lugar do grupo evitando assim o seu mais sério oponente.
1º Venezuela - 5 pontos
2º Perú - 4 pontos
3º Uruguai - 4 pontos
4º Bolívia - 2 pontos
Passaram os três primeiros. No grupo B, muito provavelmente o grupo mais forte da competição, a surpresa, ou talvez não, foi o 2º lugar do grande favorito Brasil, eterno candidato ao título:
1º México - 7 pontos
2º Brasil - 6 pontos
3º Chile - 4 pontos
4º Equador - 0 pontos
Passaram também os três primeiros classificados. No grupo C encontra-se a única selecção só com vitórias na competição até ao momento, a Argentina:
1º Argentina - 9 pontos
2º Paraguai - 6 pontos
3º Colômbia - 3 pontos
4º E. U. A. - 0 pontos
Passaram apenas os 2 primeiros classificados.
Os jogos dos quartos-de-final vão ser os seguintes:
Venezuela - Uruguai
Chile - Brasil
México - Paraguai
Argentina - Perú
De destacar que, ao haver um muito esperado Brasil - Argentina, será só na final ou para a atribuição do 3º e 4º lugar. Poder-se-à dizer que o Brasil, afinal, teve sorte ao perder contra o México e ter ficado em 2º lugar do grupo evitando assim o seu mais sério oponente.
segunda-feira, 2 de julho de 2007
Portugal 2 - 0 Nova Zelândia
Depois de cada jogo de Portugal durante o mundial vou expor aqui um breve resumo do que aconteceu, tal como a situação no grupo.
Começou bem a participação de Portugal no campeonato do mundo sub-20 a desenrolar-se no Canadá, ao vencer a selecção da Nova Zelândia por 2-0, perante uma grande afluência de adeptos portugueses. Apesar da menor qualidade da equipa adversária, é sempre importante começar a vencer, principalmente numa competição tão curta como esta e em que o terceiro posto num grupo pode dar acesso á fase seguinte, já qe passam os 4 melhores terceiros qualificados.
Portugal venceu facilmente com dois golos de bola parada de Bruno Gama, um de livre directo e outro de grande penalidade. O resultado podia no entanto ter sido diferente caso fossem concretizadas algumas boas oportunidades por Portugal. A Nova Zelândia também poderia ter marcado após dois erros da defesa portuguesa que podiam ter corrido mal, não fosse a falta de jeito e de pontaria dos avançados contrários. Apesar destes erros, Portugal fez uma boa exibição nunca pondo em causa a vitória.
De salientar ainda a exibição dos homens da frente (Zéquinha, Bruno Gama e Fábio Coentrão), juntamente com o médio defensivo Pelé, que realizaram boas exibições, mostrando um grande nível de futebol.
Portugal lidera o grupo C juntamente com o México, que hoje venceu a Gâmbia por 3-0.
Começou bem a participação de Portugal no campeonato do mundo sub-20 a desenrolar-se no Canadá, ao vencer a selecção da Nova Zelândia por 2-0, perante uma grande afluência de adeptos portugueses. Apesar da menor qualidade da equipa adversária, é sempre importante começar a vencer, principalmente numa competição tão curta como esta e em que o terceiro posto num grupo pode dar acesso á fase seguinte, já qe passam os 4 melhores terceiros qualificados.
Portugal venceu facilmente com dois golos de bola parada de Bruno Gama, um de livre directo e outro de grande penalidade. O resultado podia no entanto ter sido diferente caso fossem concretizadas algumas boas oportunidades por Portugal. A Nova Zelândia também poderia ter marcado após dois erros da defesa portuguesa que podiam ter corrido mal, não fosse a falta de jeito e de pontaria dos avançados contrários. Apesar destes erros, Portugal fez uma boa exibição nunca pondo em causa a vitória.
De salientar ainda a exibição dos homens da frente (Zéquinha, Bruno Gama e Fábio Coentrão), juntamente com o médio defensivo Pelé, que realizaram boas exibições, mostrando um grande nível de futebol.
Portugal lidera o grupo C juntamente com o México, que hoje venceu a Gâmbia por 3-0.
Subscrever:
Mensagens (Atom)