quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Real Madrid - galáctico não, ganhador!

É como eu defino o Real Madrid das épocas 00/01, 01/02 e também 02/03. Sou contra aqueles que definem aquela equipa como uma constelação de super estrelas que ligavam tanto á venda de camisolas como as vitórias. Foram épocas de excelente nível. Neste momento vive um período de "renascimento", mantendo alguns pilares provenientes ainda destas três épocas.

Mas voltando um pouco atrás no tempo...

Na primeira época temos um Real Madrid composto por jogadores de grande nome, como Figo, Raúl, Roberto Carlos, mas também jogadores de equipa como o Makelele, McManaman, Guti, Morientes, Solari. Na passagem para 01/02 de salientar unicamente uma contratação...e das grandes. Zinedine Zidane veio juntar-se aos grandes nomes já presentes na equipa madrilena e pouco mais se mudou na equipa que tinha ganho o campeonato na época transacta. Na época seguinte, já com Zidane a ajudar, conseguiram vencer a Liga dos Campeões frente ao Leverkusen, naquela que foi uma final de grande espectacularidade (um dos golos no vídeo). Em 02/03 juntou-se mais um grande nome do futebol, fenómeno Ronaldo. Esta foi sem dúvida a última grande época do Real Madrid ganhador que ultimamente nos tinha habituado, na qual venceu quase tudo: supertaça europeia, liga espanhola e taça intercontinental.

Sinceramente, depois destas épocas do Real Madrid penso que nunca mais vi nenhuma equipa jogar um futebol assim tão perfeito. Poucos toques eram precisos (exemplo do vídeo: R. Carlos-Solari-R. Carlos-Zidane) para fazer uma jogada de ataque do melhor nível: Hierro e Sanchis a comandar, Makelele a cortar, Guti a passar, Figo a assistir, enquanto que o Raúl se "limitava" a marcar os golos de forma exímia. Zidane e Ronaldo só vieram dar mais qualidade a esta equipa crescida, e tornaram-na quase imparável. Dava gosto ver esta equipa.
Tão importantes como estes eram também aqueles jogadores que poucos dão por eles, como o Salgado, o Solari que muito marcava e assistia, o Helguera ou o McManaman, de quem eu gostava muito. Sávio e Morientes também apareceram muito bem nestas épocas. Equipas destas já não se fazem.

Nas épocas seguintes notou-se uma grande descida de rendimento do Real Madrid e começaram a acusar a direcção de planear mal as épocas, com a compra de muitas estrelas. Alguns anos passaram sem que a equipa ganhasse qualquer competição e praticasse o futebol que tinha habituado os adeptos nas épocas anteriores. Para além desta crise de resultados, o futebol praticado pela equipa também não era do agrado dos dirigentes, e quem sofreu com isso foram os treinadores...um atrás do outro. Desde Camacho (que aguentou nem um mês), até ao nosso Carlos Queiroz que teve uma breve passagem não de muito sucesso...a verdade é que nem os treinadores tinham tempo para estabilizar tanta estrela e tanta crise de balneário. Não havia milagres...

Esta última época pode ter funcionado como "trampolim" para o Real, que conseguiu sagrar-se campeão espanhol quando a meio da temporada ninguém apostaria neles, estando a muitos pontos do líder Barcelona. Um misto de experiência com juventude fez desta equipa campeã e a principal candidata ao título na próxima edição, a par do bem reforçado Barcelona. Casillas, Salgado, Guti, Raúl, Helguera e R. Carlos (estes dois últimos abandonaram o clube recentemente) foram os resistentes da equipa que teve aqueles míticos "anos de ouro" e que procura agora renascer através da conquista deste título. Pepe, Saviola e Gago são alguns dos jovens que tem de ajudar a realizar esta difícil tarefa, mas não impossível, de voltarem a ser uns verdadeiros ganhadores como antes.

De referir ainda qe o Real Madrid é o maior clube do século XX segundo a FIFA.
Por causa de tudo que já deram aos espectadores do bom futebol, Fuerza Merengues

7 comentários:

Diogo Silva disse...

Depois desta so' mesmo a do PORTO do tempo do Mourinho. o futebol era qualquer coisa de extraordinario tambem..mto bom! barcelona ah dois anos atras aproximou-se um bcd mas mais por causa das individualidades. abraços

Anónimo disse...

lol sim o porto tambem teve uma equipa muito boa e certinha, como o real madrid mas ao nivel de Portugal. este novo real madrid ainda tem de comer muita sopinha para atingir o nivel do outro, mas pelo menos ja foram campeoes! força aos rapazes

Zenas disse...

eu axo q este ano tem os jogadores certos pa voltar a ser o real desses miticos anos, aproveitando assim o balanço do titulo conqistado.

pra mim a maior incognita a esta eqipa é cm estara o flanco esqerdo apos a saida d roberto carlos.axo q so o marcelo a fazer o papel d roberto carlos n vai dar mto resultado...mas a ver vamos!

Diogo Silva disse...

Este real e' bom..mas nao tem metade da pinta que o outro tinha! robinho nao e' figo, nem ha zidanes e makeleles, infelizmente. portanto vamos la ver o que estes "miudos" conseguem..

Anónimo disse...

o barça vai ensinar o real na proxima epoca. esta epoca facilitaram, esta nao pode! força barça. mas concordo qe o real madrid teve uns tempos maravilhosos e qe sao raras as equipas assim.

Sérgio M. disse...

Em Espanha é mesmo assim, os grandes vivem crises à vez... O Real Madrid é sem duvida - para mim - o maior clube espanhol, tem um palmarés invejável e uma dimensão mundial. Mas não é o unico "grande" em Espanha, o Barcelona também é capaz de fazer tudo bem e tudo mal de um ano para o outro, relembre-se que enquanto o Real não brilhava tanto Espanha, na Catalunha os Blaugranos praticavam futebol de sonho, relembre-se Rivaldo e companhia em 1999, a laranja mecânica da catalunha em 2002 com Cocu, Davids, Overmars e Kluivert que no entanto não ganhou grande coisa diga-se... E os campeões de 2005 sob a batuta de Ronaldinho!
O mais certo é que tanto Real como Barça não conseguem manter a boa forma durante muito tempo, e pelo meio surgem o Deportivo ( !!! ) ou o Valência que acabam por ser os mais regulares no meio da irregularidade dos gigantes.
O Real este ano está a renovar e espero eu que seja para uns bons anos que aí se avizinham, defesa meio campo e ataque estão a ser renovados, está ficar sem duvida galáctico mas um galáctico diferente dos outros anos, este mais jovem e mais amplo, tem tudo para praticar o futebol de sonho de outrora. Mais uma liga para seguir bem de perto e que tem tudo para tão ou ainda mais competitiva (será possivel?) que a do ano passado!

Diogo Silva disse...

Barça sempre me surpreendeu pela irregularidade! faz-me lembrar um pouco o arsenal, dum momento para o outro fica com eqipas qe nao dao chances e no outro ano lutam por um terceiro lugar. este ano parece tar bem reforçada..pena o Deco qe penso ser fundamental.