segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Apuramento Mundial 2010 - pode complicar

Ainda agora terminou um apuramento, e já sabemos os resultados do sorteio para outro. Trata-se do grupo de apuramento para o Mundial de 2010, a realizar-se na África do Sul. Para já ainda é um bocado cedo para se começar a analisar o grupo e tirar algumas conclusões, mas posso tentar antecipar-me um bocado e dar já umas ideias do que vai ser, para mim, este apuramento.

Mais uma vez e como começa a ser normal, Portugal parte como “favorito” do grupo a passar em primeiro lugar, uma situação que não é muito boa para nós já que ficamos desde logo com a pressão em cima e somos os principais alvos a abater. Suécia, Dinamarca, Hungria, Malta e Albânia fazem-nos companhia, no grupo 1, e vou fornecer uma pequena introdução individual.

Começando pela segunda mais forte na minha opinião, a Suécia, podemos dizer logo que esteve presente nas últimas grandes competições de selecções: Euro-2000, Mundial-2002, Euro-2004 e Mundial-2006. Tem também muitos jogadores de boa qualidade que militam nas melhores divisões da Europa, como o caso de Kim Kallstrom, Ibrahimovic, Isaksson e Ljungberg, todos eles jogadores que dispensam apresentações no mundo do futebol.

A Dinamarca, que recentemente nos ganhou (e bem, em Copenhaga, Portugal foi derrotado por 4-2.) num jogo amigável, também promete lutar pelo apuramento e certamente não vai dar tranquilidade aos dois principais candidatos, já mencionados anteriormente. Apresenta também alguns jogadores de boa qualidade: Tomasson, Gronkjaer, Laursen, Gravesen, entre outros jogadores conhecidos espalhados pela Europa. Recentemente falhou apenas a qualificação para o Mundial 2006, tendo ficado em terceiro no grupo, atrás da Ucrânia e Turquia.

Hungria, os «Poderosos Magiares» são fantasmas na História, e longe vão os tempos da poderosa Hungria dos anos 50. Não apresentam muitos jogadores de grande qualidade como as anteriores selecções, que apresentam já um nível de futebol bem mais evoluído, mas é uma selecção que costuma fazer boas campanhas quando joga no seu território e nunca facilita a vida a quem lá vai. Gábor Kiraly, mítico guarda-redes das calças de fato-de-treino cinzentas, é o capitão e um dos nomes mais conhecidos do futebol deste país. Ákos Buzsáky também costuma integrar a sua selecção nacional, este jogador que já passou pelo FCP embora com pouca notoriedade.

Udochukwu Nwoko é o representante do futebol de Malta em Portugal. O avançado do Leixões é natural da Nigéria, mas escolheu representar o país que o acolheu ao peito. Malta é um dos países europeus com pior ranking na FIFA e invariavelmente acaba as fases de qualificação sem qualquer vitória. Ao bater a Hungria, no apuramento para o Euro-2008, os malteses somaram apenas o terceiro triunfo na competição, o que demonstra as dificuldades que costuma ter para pontuar. Não esteve em nenhuma fase final de uma grande competição.

A Albânia é um dos adversários de Portugal na fase de qualificação para o Mundial-2010 com um passado mais pobre, a par de Malta, sem nunca ter conseguido uma qualificação para uma fase final. Na última qualificação para um Campeonato do Mundo, o de 2006, a Albânia ainda conseguiu somar quatro vitórias, mas ficou muito longe dos primeiros lugares, num grupo que contava com a Ucrânia, Turquia, Dinamarca e Grécia. A sua principal figura é o avançado da Lazio, Igli Tare.

Resumindo: se conseguirmos fazer melhor do que neste último apuramento para o Europeu, penso que vamos conseguir ser capazes de terminar o grupo em primeiro lugar, com maior ou menor dificuldade e proximidade da Suécia e Dinamarca. Se o nível do nosso futebol se mantiver, vamos ter ainda mais dificuldades do que as que tivemos neste último apuramento, já que estas duas equipas “frias”, na minha opinião, são bem melhores que Finlândia, Servia e Polónia. Outra questão importante nesta historia toda é saber quem vamos ter como seleccionador. Scolari fica depois do Europeu de 2008? A mim não me parece, e temos de começar a procurar alternativas para que se possa preparar com tempo este apuramento para o Mundial. Temos de tar lá!

10 comentários:

Diogo Silva disse...

Queiroz a seleccionador! :D eramos campeoes dalguma coisa, aposto!

Diogo Silva disse...

outra coisa: TOU FARTO DE FALAR DE PORTUGAL, mas n tem havido grande assunto! tem dominado tudo isto..brevemente prometo alteraçoes no tema :D vou falar do infesta.

Zenas disse...

suecia e dinamarca fora vai ser complicado n perder pontos...e msm contra as outras + fracas aposto q, cm smp, vamos ter um empates...

queiroz o q? PROFESSOR NECA! por onde é q anda esse grande senhor?

infesta nao

SACHE ALLEZ

JN disse...

se o scolari bazar ficamos em 1º:D
mas vai ser renhido nos 3 primeiros lugares.. principalmente com a suecia.. mario wilson!!! ou manuel josé...

Anónimo disse...

Eu escolhia João Eusébio para selecionador nacional...

Reparem que este homem já colocou o Rio Ave na Frente da Liga Vitalis..

um aplauso pa este grande homem!!!

Anónimo disse...

o grupo nao é tao facil kt mts dizem...suecia é fdd.dinamarca pode ser complicado...e dps ja se sabe k portugal com as teoricamente mais acessivies perde smp pontos.mas se fizermos melhor k nesta fae de apura,ento po europeu, o k nao é mt dificil, podemos claramente ficar em 1º no grupo.dsd k nao esteja la o scolari...

"o grupo é facil e o burro sou eu!?!? o ruim sou eu!??"!!:D

manuel josé era genial mas tb gosto do queiroz.ou entao o cajuda com a sua perna engessada xD

diogo kd li a dizer k ias falar do infesta ate pensei k t tinhas enganado e ias era falar do iniesta...mas infelizmente nao ...é msm do infesta...:S

João Baptista disse...

Bem, acho que pelo menos contra a Suécia e a Dinamarca, não haverá problemas quanto ao que domina a vontade de vencer, Motivação, pode parecer fácil motivar uma equipa, mas não é, pensem como se têm processado todas as qualificações de Portugal para as grandes competições como Campeonatos da Europa e do Mundo, pois é... as dificuldades nessa fase têm-se manifestado, mas quando chega a fase final nem temos estado mal, porque aí o nível do futebol praticado pelas diferentes equipas é já bastante elevado e o ambiente vivido nessas competições motiva qualquer jogador, o impacto é muito grande, o mesmo não acontece nas fases de qualificação. Sim, tudo bem... eles são profissionais, mas qualquer profissional poderá estar desmotivado de vez em quando, mas ainda falta algum tempo até começarem os jogos de qualificação e aí sim voltaremos a falar, para já dos jogos que vi ainda não foi perceptível a desorganização da equipa em campo de que tanto se fala, pois só aí a culpa seria toda (ou quase toda) do treinador

Sérgio M. disse...

Amiguinho Diogo tens a certeza q a Dinamarca ficou atrás da Turquia e da Ucrânia?

Sérgio M. disse...

Ainda acho muito precoce falar do mundial, muitos dos jogadores a actuar nas selecções nacionais não vão actuar no mundial, passado o europeu é tempo, para muitas selecções, de renovar a "equipa" e isso vai acontecer em muitas selecções, no que diz respeito a Portugal acho q temos um futuro promissor! Venha mais uma geração de ouro (de preferência sem o Socolari a "comandar")!

Diogo Silva disse...

Repito que falharam a qualificaçao para o mundial 2006...e tambem falharam agora para o europeu de 2008. e' portanto uma selecçao que nao esta na melhor forma, mas qe tem sempre bons jogadores e tambem qe nos ganhou e bem ah cerca de um ano atras.