Para mim, e muitos mais apreciadores de futebol, este futebol africano é mágico, diferente de todo o outro futebol Mundial. Menos táctico, mais técnico e físico, menos defensivo, mais para o “show” de golos. Também temos de ver que as condições de jogo (estádios, relvados) e a qualidade dos jogadores variam muito do que estamos habituados na Europa, e acaba por dificultar a tarefa. Na CAN é mais notória a diferença entre selecções fortes e mais fracas, que realmente apresentem um nível de futebol muito abaixo do que estamos por cá habituados. Seja qual for o jogo nesta competição, com craques ou sem craques, é sempre agradável poder seguir este torneio, que tanta polémica tem trazido ao futebol, principalmente por roubar os jogadores aos seus clubes nesta fase importante dos campeonatos. Apesar de tudo, é um espectáculo!
Drogba, Eto’o, Kanu, Muntari, Mikel, Kalou, Essien, Kanouté – entre outros – apenas alguns nomes de craques que tem espalhado o seu futebol pelos relvados do Gana, onde decorre esta edição da Taça das Nações Africanas. Costa do Marfim, Nigéria, Camarões e talvez os organizadores Gana apresentam-se como os principais candidatos a vencerem a competição, não esquecendo os usuais “outsiders” destas competições, que por vezes causam alguma surpresa: Marrocos e Egipto, principalmente, que apresentam um futebol bem mais europeu.
Mais do que uma competição, que só de si já é interessante de se seguir, a CAN tem uma grande vertente de prospecção: é como que um trampolim para jovens jogadores saltarem para as grandes ligas da Europa.
Para já, e pelo que vi nos dois dias que há de competição, o avançado marroquino Alloudi já se mostrou a todos entrando na competição com um “hat-trick”, frente à Namíbia. De realçar que também Tarik Sektioui marcou neste jogo, que a selecção marroquina venceu por 5-1.
Como ultima nota, vamos dar uma forcinha à Angola que tem tantos jogadores a actuar em Portugal! Mereciam fazer uma boa competição.
terça-feira, 22 de janeiro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
8 comentários:
Eu tou a torcer pela Nigeria, qe apesar de ter perdido para a fortissima Costa do Marfim, é a minha selecçao preferida! Mikel, Yakubu, Kanu, Martins, Taiwo, curto largo! Costa do Marfim é so pessoal de ataque, podiam dar alguns aos fraquinhos!
FORÇA ZE KALANGA!! FORÇA MANUCHO!!
Espero qe o Tarik venha cedo embora!
viva angola do mateus e do ze kalanga :D haviam de ganhar
o akwa inda joga ?LOL, que craques..so falta la o magico zé augusto :P
Uma nota a parte:
NAO TENHO POSTADO PORQUE TOU EM EXAMES! chatos
Querem, postem voces!
Falta o Diogo Silva na seleçao da Guiné Conacri! Quem me dera jogar la...
LOOL... k venha um africano po porto.. tenho saudades do quinzinho =(
Não tens visto muito os jogos :p
Este ano a Nigéria está afastada dos favoritos, o que é bom para eles na minha opinião. E os camarões estão em renovação e por isso muito longe do que já foram noutros anos, irreconheciveis mesmo.
A Costa do Marfim a par com o Egipto e o Gana são para mim as selecções mais fortes desta CAN.
Futebol muito diferente do que estamos habituado, é sempre bom variar e os Africanos dão uma cor diferente ao desporto rei.
Uma palavrinha para a Angola que para já está a ganhar à África do Sul, um bom resultado para já.
Algumas das ausências mais notadas: Benny Mcarthy, Mido, Wome, são os nomes que assim de repente me vêm à cabeça. Quem se lembrar de mais... já sabe !
Já estava com saudadinha de ver isto actualizado, vou postar em breve também.
Ate ao momento so nao vi os dois primeiros jogo e a primeira parte dos Marrocos. Gosto bastante.
Gostei mto do ataque da selecçao da Zambia, rapidos e mto tecnicistas, o que é quase regra nos jogadores africanos. Para mim as melhores selecçoes sao o Egipto e a temível Costa do Marfim, recheada de craques. Gostei muito do Egipto, espero que vença novamente.
com muita pena minha não tenho conseguido acompanhar com grande frequência. mas pelo pouco que ja' consegui visualizar o egipto promete e muito. 4-2 ao camarões, zidan partiu muito
Enviar um comentário