segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

CAN - Qual o seu 11?


A escolha dos dois avançados deveu-se a comparação dos golos marcados pelos dois jogadores, atendendo ao que se esperava deles e das suas selecções. Não vamos tar aqui a comparar Drogba e Eto’o com o Manucho, o Zaky e até mesmo o Agogo, que infelizmente não marcou tantos golos como poderia ter marcado, e até foi algo perdulário no último jogo frente aos Camarões.

Alguns destaques nos jogadores escolhidos:

- Kameni, excelente redes no jogo FM, que confirmou qualidades na CAN; grande exibição frente á selecção da Tunísia, talvez apresentando a melhor defesa do torneio.
- Geremi foi autor de dois excelentes golos ao serviço dos Camarões, e foi sempre dos melhores em campo nos jogos (alguns deles fracos) da sua selecção.
- Rigobert Song confirmou a sua qualidade, apesar do erro fatal na final. Uma despedida que certamente não pretendia, mas mesmo assim tem aqui lugar por toda a classe.
- Gomaa não conhecia mas desempenhou exibições imperiais no centro da defesa campeã; merece assim este destaque.
- Sarpei do Gana, excelente jogador que não conhecia. Actua no Leverkusen e foi sem dúvida um dos melhores do Gana durante a competição.
- No meio campo, Yaya Touré e Essien só confirmaram o seu valor. Muntari e Aboutrika para mim as grandes revelações nas suas selecções, tanto pelos golos marcados mas também pela influência que apresentam no jogo das suas selecções.
- Aboutrika foi o herói da final, tendo marcado o golo vitorioso.
- Quanto aos dois avançados já falei em cima, aproveito para dizer que o Agogo também podia estar no 11 titular, mas não dá para todos. Zaky, apesar de ter marcado muitos golos, também tem do seu lado o factor de ter ganho a competição.

- Alexandre Song, no banco de suplentes, tenciona seguir os passos do seu tio Rigobert Song, e parece ter ganho o lugar no meio campo da selecção dos Camarões, tirando o lugar a jogadores bem mais experientes. Também uma boa revelação, ainda muito jovem o jogador do Arsenal.
- Pantsil (Gana) e Hosny (Egipto) também forneceram exibições de alto nível.
- Para segundo guarda-redes, poderia ter escolhido o do Egipto, mas como surpresa gostei mais do angolano Lama, que defendeu que se fartou.
Jogadores quase no 11:

Lama - redes da Angola
A. Song - médio dos Camarões
Agogo - avançado do Gana
Hosny - médio do Egipto
Pantsil - lateral do Gana

4 comentários:

Diogo Silva disse...

Aqele Sarpei e' pena ja ter uns 27 ou 28, senao iria ser um dos melhores laterais africanos! Boka este ano nao teve ao seu melhor nivel, tal cm a sua selecçao, capaz do melhor e do pior.

Taiwo tambem desiludiu, tal cm a Nigeria.

Anónimo disse...

kem ganhou? camaroes? pah... apesar d n ter acompanhado a competiçao sou adepto do futebol africano. axo k trazem perfume ao futebol.. e aposto k mts desses kereriam jogar na liga portuguesa... bem melhor k mts brasileiros k andam por ai...

Diogo Silva disse...

Nao, foi o Egipto que ganhou. 1-0 golo de Aboutrika, enterranço do Song. Para mim os Camarões este ano, apesar de terem atingido a final, não jogavam grande coisa! Gana, Egipto e Costa tinham muito mais futebol, mas os camarões foram muito seguros cá atrás e marcaram muitos de penalties e livres.

Anónimo disse...

aboutrika sem duvida um grande jogador, nao sei a idade, mas gostava de o ver no magico :) manucho nao gosto do seu jogo, é muito lento, drogba é classe, falta aí o magico zé kalanga e sim equipa maravilha :D **