quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

CAN - Surpresa Angola.

Depois de ter surpreendido o Mundo do Futebol ao estarem presentes no último Mundial de Futebol, na Alemanha, os "palancas negras" voltam agora a ser falados por bons motivos. Apesar de terem integrado o grupo mais equilibrado da CAN, conseguiram passar em segundo lugar, deixando para trás duas selecções africanas com história: casos do Senegal e da África do Sul. No seu grupo apenas ficaram atrás da poderosa Tunísia, campeã da competição na penúltima edição, que terminou o grupo em primeiro lugar.

Os angolanos acabaram por ser afastados da competição nos quartos de final, após uma derrota por 2-1 frente ao campeão em título Egipto, num jogo em que as diferenças técnicas e experiência entre as duas selecções foram bem notórias e talvez tenham ditado o afastamento dos Palancas. No entanto, e apesar de já não estarem em prova, penso que terão sido a maior surpresa desta edição. Jogadores são quase todos desconhecidos no mundo do futebol, e trata-se de uma selecção sem história no futebol africano e que partia no lote das selecções mais fracas nesta competição.

Agora, alguns dos seus jogadores já são falados internacionalmente, principalmente o avançado goleador Manucho, autor de 4 dos 5 golos da sua selecção na prova e certamente uma das principais revelações da CAN. Foram os primeiros jogos disputados pelo atleta depois de consumada a sua transferência para o colosso Manchester United, e conseguiu demonstrar bem as suas qualidades de finalizador, apesar de algumas limitações. Soube-se também durante a competição que, até ao próximo verão, o atleta jogará no Panathinaikos, emprestado pelo Manchester U, de modo a conseguir obter uma licença de trabalho para Inglaterra e também jogar mais vezes e ganhar experiência.

O avançado Flávio, que fazia dupla de ataque com Manucho, e também o médio esquerdino Gilberto (ambos a actuar no Al Ahly, do Egipto) também se revelaram como bons jogadores, e quem sabe se não dão o salto para as ligas europeias.

É pena esta selecção cheia de alegria e que tanto diz ao futebol português (somos os maiores fornecedores de jogadores para a selecção) já estar fora da competição, mas seja como for fizeram mais do que muita gente esperaria deles, e certamente, o melhor que podiam. Esperemos agora que mantenham as condições, para que sejam presença frequente neste tipo de competições futuramente.

5 comentários:

Diogo Silva disse...

Parabens Angola! senegal, tunisia e africa do sul, pelo menos, ja sabem quem voces sao e daqi para a frente sao olhados de outra maneira.

Anónimo disse...

é uma vergonha n aproveitarmos os talentos de angola.. so nos calha a merda.. pk é k o estrela da amadora nao contratou o manucho kdo este treinava la? e os do al-ahly... pk n tao ca.. enfim..

Diogo Silva disse...

O estrela é bom a recusar bons negocios, aparentemente. Nao foi o estrela que tambem rejeitou o ronaldinho? Se bem que na altura tenha sido por causa de dinheiro que ele pretendia ganhar, na tenra idade de junior. Este manucho deve ter sido a mesma coisa. Ou entao nao gostaram do seu potencial, e entao foi para o manchester! entre um e outro nao sei..

Diogo Silva disse...

Proximo post vai ser da equipa ideal da CAN 2008, aceitam-se votaçoes em alguns jogadores. Nao vai ser facil, principalmente naqele meio campo!

Anónimo disse...

Camarões 1-0 Gana

Golo marcado por um ex-Paços!