sábado, 30 de junho de 2007

Mundial sub-20 Canadá, é já hoje!

É já hoje que começa mais uma edição do campeonato do mundo na categoria de sub-20, a realizar-se no Canadá. De seguida dou a conhecer os 6 grupos que constituem a prova, e mais umas curiosidades:

Grupo A:

Canadá
Chile
Congo
Áustria


Grupo B:
Espanha
Jordânia
Zâmbia
Uruguai

Grupo C:
México
Portugal
Gâmbia
Nova Zelândia

Grupo D:

Brasil
Polónia
USA
Rep. da Coreia


Grupo E:
Argentina

Rep. Checa
Coreia DPR
Panamá

Grupo D:
Costa Rica
Japão
Nigéria
Escócia

O torneio inicia-se com o jogo Brasil-Polónia, quando forem cerca de 19:15 em Portugal, e tem transmissão em directo na Eurosport 2. Hoje decorrem também os restantes jogos: USA-Rep. Coreia, Argentina-Rep. Checa, Panamá-Coreia DPR.
O primeiro jogo da nossa selecção é dia 02 de Junho, pelas 19:15, e tem transmissão na RTP.

Esta prova tem muito interesse principalmente para a descoberta de novos valores jovens, que certamente não faltarão no torneio. O melhor jogador do último campeonato do mundo sub-20 na Holanda (em 2005) foi Lionel Messi, que agora é dos mais influentes jogadores do Barcelona. Em 1991 o melhor jogador do torneio foi o nosso Emílio Peixe, num ano em que acabaríamos por ganhar a prova que decorreu em Portugal.
Este ano existem em prova diversos jogadores capazes de despertar o interesse dos grandes clubes europeus e afirmar-se de vez (Alexandre Pato, Lucas, Freddy Adu, Escudero, Giovanni dos Santos, Maxi Moralez...) e também alguns jogadores que foram recentemente transferidos para Portugal, casos do portista Leandro Lima e também do central benfiquista David Luiz ambos a defender as cores da canarinha.

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Mercado dos Milhões

Depois de uma época em que alguns dos principais campeonatos só ficaram decididos nas últimas (e até mesmo na última) jornadas, os grandes emblemas europeus estão a investir em grande nos reforços para a próxima temporada. Muitos ainda estão em fase de negociações e de interesse declarado, outros no entanto ja estão confirmados e muitos milhões ja circulam no mercado europeu embora ainda esteja longe o fecho do mercado de transferências. Senão vejamos:

Espanha

Barcelona:
garantidos: Thierry Henry, Abidal, Yaya Touré
interesse: Chivu, Jorge Andrade, Pepe
Real Madrid:
garantidos: Metzelder
interesse: Chivu, Jorge Andrade, Drenthe, Saviola, Tévez

Inglaterra

Manchester United:
garantidos: Nani, Anderson, Owen Hargreaves

interesse: Huntelaar
Chelsea:
garantidos: Claudio Pizarro, Ben Haim, Sidwell
interesse: Malouda, Alexandre Pato

Itália

Milan:
interesse: Shevchenko, Emerson
Juventus:
garantidos: Tiago, Molinaro, Nocerino, Iaquinta, Almirón
interesse: Fernando Meira, Antunes, Luisão, Pepe
Inter:
garantidos: Suazo
interesse: trocar o Adriano por outro avançado de grande nível, Tévez



Nota de destaque também para o Bayern de Munique, que após o desaire da época passada parece apostado em voltar em grande esta época e para isso já contratou: Ribery, Luca Toni, Klose, Zé Roberto. Também já foram contratados o lateral-esquerdo Jensen, os médios José Sosa e Hamit Altintop e o atacante Schlaudraff.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Copa América

Começa amanhã o maior campeonato a nível de selecções nacionais filiadas à Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), com a participação confirmada dos Estados Unidos e do México. Este ano a prova irá realizar-se entre os dias 26 de Junho e 15 de Julho, na Venezuela. A prova é constituída por 3 grupos de 4 selecções, quartos de final, meias finais, terceiro e quarto lugar e final.

GRUPO A:
Venezuela
Bolívia
Perú
Uruguai

GRUPO B:
Brasil
México
Chile
Equador

GRUPO C:
Argentina
Estados Unidos
Colômbia
Paraguai

Esta prova realiza-se de 3 em 3 anos, tendo sido a última edição, Copa América Perú 2004, ganha pelo Brasil.
A Copa América tem ainda algum interesse para o futebol português já que tem alguns jogadores do nosso campeonato presentes, ou outros que já actuaram por cá.
Na selecção canarinha temos o Helton, Anderson e ainda o Diego. Pelo uruguai vai actuar o lateral do FC Porto Jorge Fucile e nota-se a ausência do avançado Carlos Bueno, que veio a público dizer que não estava a espera de ficar de fora e ficou desiludido; Argentina temos o portista Lucho González; Perú aparece o Alberto Rodríguez (central do Braga); no Chile aparece o ex-Sporting Rodrigo Tello; no México de salientar a ausência de Kikín Fonseca que era um efectivo da selecção; no Paraguai temos o último reforço benfiquista, o avançado Óscar Cardozo.

Na minha opinião o favorito para ganhar a Copa será a Argentina, isto porque o Brasil sofre da ausência de jogadores importantes como o Kaká, Ronaldo e Ronaldinho, e apresenta ainda alguma falta de experiência por parte de alguns jogadores que tem sido chamados por Dunga, numa tentativa de renovação da selecção. Na Argentina experiência não falta, nem jogadores de classe capazes de ganhar.


sábado, 23 de junho de 2007

O bigode em vias de extinção

Ao longo dos tempos, o futebol sempre foi um paraíso para os mais variados bigodes de Portugal e arredores. Infelizmente, a tendência é que esta espécie em vias de extinção acabe por se extinguir, sendo somente reservada aos presidentes e treinadores. A década de 90 afirmou-se como a última grande década para os bigodes no futebol por isso, hoje vamos fornecer a lendária equipa dos bigodes:

Presidente e Treinador: Luís Filipe Vieira e Artur Jorge










O onze maravilha:



Guarda-redes: Best (Salgueiros)


Defesas: Agatão (Est. Amadora), Matias (Vit. Guimarães), Veloso (Benfica) e Isaías (Leça)


Médios: Carlos Manuel (Estoril), Rosado (Gil Vicente), Mazo (Est. Amadora) e Zé da Rocha (Gil Vicente)


Avançados: Hassan (Farense) e Ivan (Est. Amadora)




Cliquem nas imagens para verem melhor ;)

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Liga portuguesa "estrangeirada"

Veio a conhecer-se esta semana o resultado dum trabalho levado a cabo pelo sindicato de jogadores (SJPF), resultado esse que revela que a maioria dos jogadores utilizados na Liga na época 2006/07 foram estrangeiros, isto com o objectivo de desmistificar a ideia de que há uma grande aposta dos clubes nos jogadores nacionais e para lançar um alerta sobre o crescente número de jogadores portugueses desempregados no futebol profissional. Os números são claros e revelam que da média de 223 jogadores utilizados por jornada, 117 foram estrangeiros contra 106 portugueses.

O despromovido Desportivo das Aves está de parabéns, já que foi a equipa com maior utilização de jogadores portugueses em relação aos estrangeiros. Contrariamente ao Aves temos o Marítimo que, em média, jogou com onze estrangeiros e apenas três portugueses.

Relacionando estes dados com os dados provenientes das recentes transferências (entradas e saídas) dos principais clubes portugueses, é de prever que na próxima época a aposta em jogadores estrangeiros continue a ser maior do que em jogadores nacionais. Estes dados vem desmentir o discurso e as intenções dos clubes e dirigentes portugueses, que defendem sempre ter uma postura que favoreça o que é nacional.

Na minha opinião, jogam os que forem e estiverem melhores. Concordo contudo com o facto de haver muitos estrangeiros (grande parte) que vêm para cá exageradamente e pouco fazem. Neste caso tenho a certeza que seria muito melhor para os clubes apostar nos jovens da formação ou em jogadores do mercado nacional.

terça-feira, 19 de junho de 2007

Relíquias dos anos 90 - Parte II

Nesta segunda parte das Relíquias dos anos 90, vamos apresentar um 11 com algumas das melhores relíquias que já passaram por cá e que certamente deixaram saudades aos adeptos. Acrescento ainda que uma equipa como esta, iria certamente lutar por um lugar nas competições europeias, no actual campeonato:

Guarda-redes: Peter Rufai (Farense)
Lateral esquerdo: Escalona (Benfica)
Lateral direito: Butorovic (Porto)
Central: Tahar (Benfica)
Central: Paixão (Farense)
Médio defensivo: Chipenda (Setúbal)
Médio centro esquerda: Kandaurov (Benfica)
Médio centro direita: Cacioli (Gil Vicente)
Avançado esquerdo: Prokopenko (Varzim)
Avançado deireita: Karoglan (Braga)
Ponta de lança: Sumudica (Marítimo)


Suplentes:
Wozniak (Porto)
Miguel Serôdio (Farense)
Toninho Cruz (Chaves)
Constantino (Leça)
Bobó (Boavista)
Laelson (Campomaiorense)
Ouattara (Sporting)


Proximamente será apresentado um novo 11, para fazer frente a este. Gostava que se alguém tivesse daquelas cadernetas ou se lembrar de alguns nomes de relíquias dissesse para aqui.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Real campeão e Portugal com nova oportunidade

Tal como em Portugal, a liga espanhola teve de aguardar pela última jornada para que fosse conhecido o novo campeão. Também como Portugal, se os jogos tivessem apenas 45 minutos, o campeão teria sido diferente, mas não é assim que conta. No final das contas o Real sagrou-se como o novo campeão espanhol, quando já passavam 3 anos desde o último título espanhol. O jogo com o Maiorca foi muito complicado para a equipa da capital, que apenas ao minuto 81 e através de Diarra fez o golo da reviravolta e se pôs em primeiro no campeonato. Reyes foi o herói do jogo ao entrar e marcar um minuto depois, acabando no final também por fazer o 3-1. O Real esteve a perder durante praticamente uma hora de jogo.
O Barcelona ganhou sem qualquer problema na deslocação ao campo do Nástic por 1-5, no entanto apenas conseguiu o segundo posto.

Mudando de assunto, ontem também se ficou a saber que Portugal vai ter uma derradeira oportunidade de participar nos Jogos Olímpicos de Pequim. Para que isto aconteça, a equipa lusa terá de vencer uma sempre complicada Itália no play-off de melhor terceiro lugar. Portugal pode agradecer à Inglaterra esta nova oportunidade de tornar o campeonato europeu sub-21 não tão negativo como poderia ter sido, caso não tivessemos também conseguido o apuramento para os JO. No entanto para o jogo com a Itália não podemos contar com o Hugo Almeida (2 amarelos) e o Nani ainda é uma incógnita (lesão sofrida contra Israel), pelo que irá dificultar um pouco a tarefa, que já era complicada. A Itália quer certamente vencer o jogo para também melhorar um pouco a sua imagem neste torneio e estar presente nos Jogos Olímpicos.

sábado, 16 de junho de 2007

Mercado de transferências - actualização

Como foi referido num post passado, vamos de longe a longe actualizando a situação do mercado de transferências, com contratações certas e alguns boatos, principalmente entre os três grandes:


F.C. Porto - Lino, Fernando, Kazmierczak, Edgar, Bolatti, Leandro Lima e Nuno. São estes os nomes que mais tem sido falados, alguns já confirmados, como o Lino e Fernando. Kaz, Edgar e Leandro Lima estão 90% certos, ao Bolatti falta só a ordem do juíz do clube argentino.

Sporting - Gladstone, Romagnoli, Toranzo, Linz. São estes os nomes que têm aparecido associados ao clube de Alvalade, porém até ao momento só o central brasileiro está confirmado. Romagnoli está preso por detalhes, estando para breve a resolução do problema. Toranzo, o River Plate quer mais dinheiro pelo jogador mas o SCP não parece disposto a dar. Vamos a ver.

Benfica - Andrés Madrid, Óscar Cardozo, Rothen, Roque Santa Cruz, Zoro, Fábio Coentrão. Os únicos que estão já confirmados são estes dois últimos, o resto para já ainda não passa de possibilidades á Benfica.

Qualquer novidade que tenham comentem para eu depois acrescentar aqui também.

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Europeu Sub-21 - Ainda acreditam?

Parece que desta vez ainda não é a sério...a minha primeira ideia era comentar o campeonato europeu de sub-21 quando este chegasse ao fim, mas no entanto, resolvi comentar agora. Isto porque a equipa portuguesa me deu motivos para comentar e dizer que mais uma vez, estão a ser uma desilusão. Está bem que temos a poderosa Holanda no grupo e uma Bélgica também muito forte, mas temos uma equipa cheia de "nomes" e que deviam fazer mais um bocado por eles. Torneio em final de época, muitos tiveram épocas longas com muitos jogos nas pernas, e neste momento só pensam em férias. Mas os holandeses também tiveram longas épocas e corriam bem mais um bocado que os nossos, portanto o problema não vem daí.
Neste momento, ultrapassados os dois primeiros jogos, só dois jogadores têm feito por merecer qualquer coisinha mais que 1 ponto em dois jogos, casos do Miguel Veloso e do Manuel da Costa. Não estou a querer dizer que os outros não se esforçam, mas nomes como Nani, Moutinho, Hugo Almeida, Manuel Fernandes, entre outros, poderiam e deveriam fazer bem mais, já que tem qualidade para isso.

Ontem contra a Holanda, José Couceiro apresentou uma equipa com 3 jogadores para a mesma posição: Veloso, Amorim e Manuel Fernandes. Depois claro que a nossa equipa tinha posse de bola, mas era na sua defesa e parecia que estavam a jogar aos passes. No ataque eramos inofensivos, salvo uns lançamentos longos para a cabeça do Hugo Almeida, com o aparecimento depois do médio Moutinho, mas sem qualquer tipo de estrago. Não havia presença da equipa ofensivamente, só pensavam em defender. Já era de prever uma atitude deste género da nossa selecção, que foi decididamente jogar para o empate neste segundo jogo, empate esse que seria um bom resultado, como o próprio treinador admitiu. Mas normalmente, quando se joga para o empate, perde-se.

Na segunda parte, com a entrada do João Pereira (lateral bem mais ofensivo que o Amoreirinha...) e do Varela, Portugal atacou mais e melhor pelo lado direito, porém sem convencer muito. O golo só podia aparecer de bola parada...e por Miguel Veloso. A tarefa está mais complicada para passarmos a segunda fase e aos Jogos Olímpicos, porque precisamos de vencer uma complicada Israel, e esperar que a Bélgica não faça qualquer ponto contra a Holanda. Já começam a correr rumores que os dois países iriam jogar para o empate, de modo a passarem os dois, mas sinceramente acho que não vai passar por aí a eliminação de Portugal. Isso já é um bocado para se desculparem do que não fizeram bem feito...

quarta-feira, 13 de junho de 2007

"Escrete moleque" - portas da Europa abertas

Começo por falar dos seleccionados brasileiros para disputar o Mundial de sub-20, a decorrer neste mês de julho no Canadá:

Goleiros: Cássio (Grêmio), Felipe (Santos), Muriel (Internacional)
Zagueiros: Luizão (Cruzeiro), David (Palmeiras), David Luiz (Benfica), Edson (Figueirense)
Laterais: Eduardo Ratinho (Corinthians), Amaral (Palmeiras), Marcelo (Real Madrid), Carlão (Coritiba)
Meio-campistas: Ji-Paraná (Internacional), Lucas (Grêmio - Liverpool), Renato Augusto (Flamengo), Roberto (Atlético-PR), Leandro Lima (São Caetano), Carlos Eduardo (Grêmio), William (Corinthians)
Atacantes: Jô (CSKA-RUS), Alexandre Pato (Internacional), Luiz Adriano (Shakhtar Donestk)

Cada vez mais jovens se transferem do Brasil para a Europa, á procura do grande salto nas suas carreiras, mesmo quando tem menos de 20 anos. Nesta selecção já se notam alguns nomes conhecidos do futebol mundial, alguns já a despontar na Europa, outros a caminho. Anderson (retirado desta convocatória para ir a Copa América) é um dos casos mais flagrantes de jovens jogadores brasileiros que vem para cá, e passado pouco tempo já estão num grande clube e na selecção principal canarinha, que é o objectivo de quase todos. Alexandro Pato não deverá ficar muito mais tempo no Internacional, Marcelo está no Real Madrid a alguns meses também a espera da sua oportunidade, Eduardo Ratinho e William do Corinthians fala-se do interesse do Benfica, Carlos Eduardo (Grêmio) e Leando Lima (São Caetano) são alvos do F.C. Porto (e não só), Lucas é a grande esperança para o futuro do meio campo brasileiro e acaba de se transferir para o Liverpool e Luiz Adriano, excelente avançado ex-Internacional acaba de ir para a Ucrânia, juntando-se a outros compatriotas que estão no Shakhtar, á espera de subirem na carreira (Matuzálem, Brandão, Elano...). Todos estes ditos anteriormente estarão no mundial sub-20.

Porém, outros valores podem estar também prestes a afirmar-se e são exemplos: Kerlon (Cruzeiro), o avançado Lenny (Fluminense), Thiago Heleno (central do Cruzeiro), Gladstone (recentemente emprestado ao Sporting pelo Cruzeiro), o grande Morais (Vasco da Gama e já mencionado num post anterior), Arouca (médio do Fluminense), o lateral direito Ilsinho (São Paulo), Lulinha (médio do Corinthians com 17 anos), Thiago Silva (central do Fluminense mas pertencente aos quadros do F.C. Porto) entre muitos outros. O campeonato russo e ucraniano tem sido um grande ponto de chegada para muitos jovens brasileiros que pretendem afirmar-se na Europa e ganhar bem, casos de Daniel Carvalho, Vágner Love, Jô, Elano, Luiz Adriano...

terça-feira, 12 de junho de 2007

Escolas de formação em Portugal

Este é um tema que certamente dá muito que falar, mas vou procurar não me alongar muito e falar só do mais importante. E aproveito para dizer que apesar de ser portista, tudo que vou aqui referir não tem nada a ver com preferências clubísticas ou de jogadores conhecidos ou não. Tudo muito imparcial.

Para começar, toda a gente sabe qe a formação em Portugal que mais frutos tem dado é a do Sporting, mas isso também tem muito a ver com a política de planeamento dos clubes. E é principalmente neste aspecto que diferem os grandes clubes portugueses, nos quais o SCP aposta nos jovens regularmente, emprestando outros. Os outros dois clubes começam primeiro por emprestar os atletas para mais tarde ver no que eles evoluem. Na minha opinião devia fazer-se as duas coisas, permanecerem 2 ou 3 no principal plantel, emprestando depois outros de maneira a ganharem ritmo e experiência.

O Porto, tendo sido este ano campeão nacional de Juniores, deveria começar a apostar mais nos seus jovens, até porque o dinheiro não dá pra muitas contratações boas. Para já, durante a pré-época, 3 ex-juniores irão com o plantel principal, sendo eles o médio ofensivo Rui Pedro, o médio centro Casto e o guarda-redes Hugo Ventura. Quanto a jogadores emprestados como Bruno Gama, Nuno Coelho, Hélder Barbosa e Paulo Machado, principalmente estes dois últimos, penso que mereciam uma oportunidade na equipa sénior para se afirmarem de vez. Só assim poderão mostrar o seu verdadeiro valor, jogando com os melhores. O central João Pedro, emprestado ao Portimonense, poderá também dentro de uma época afirmar-se como um bom central.

No Sporting, Fábio Paim, Yannick Pupo (este contratado o ano passado ao Corinthians, não sendo portanto da formação do clube), Daniel Carriço e Adrien Silva poderão vir a ser chamados durante a preparação da próxima época. Penso que o jovem central Carriço e o avançado brasileiro Pupo podem ser dos que tem mais hipótese de vingar no futebol sénior. Outro que daqui a uns tempos se pode ouvir falar é o médio Zezinando, emprestado ao Estoril. No Sporting já é normal o aparecimento de um jovem por época, portanto vamos lá ver quem será o próximo. Quanto ao Pereirinha que apareceu a meio desta época, penso que ainda tem muito a aprender e evoluir.

No Benfica, e pelo que sei desta última equipa de juniores, os dois que tem mais possibilidades de permanecer no plantel sénior é o avançado chinês Yu Dabao e o central Miguel Victor. Ajuda também o facto do Benfica precisar de jogadores para estas posições, e sabe-se lá, se algum destes juniores pode ficar com um lugar na equipa, o que acho muito pouco provável, até porque não faz muito parte da política das últimas equipas do Benfica. Mercado brasileiro é mais "certo".

Nos comentários se quiserem dêem as vossas opiniões sobre os futuros craques, não só dos 3 grandes, que eu também vou deixar as minhas.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

"Oferta ridícula" - David Trezeguet

Se a notícia que vem a público é verdadeira, o que a Juventus está a fazer com Trezeguet é de muito mau gosto. Primeiro, a meu ver, o Trezeguet sempre foi dos jogadores mais certinhos da Juventus nas últimas épocas e até pertencia aquele "núcleo duro" que foi bicampeão de Itália (juntamente com Thuram, Emerson, Del Piero, Nedved, Buffon...) e nem foi por causa dele que desceram à serie B. Depois da descida da equipa transalpina á segunda divisão poucos foram os "craques" que quiseram permanecer lá, só mesmo os que não tinham mercado (não devia faltar ao Trezeguet) ou então os que queriam continuar no projecto de subida e ajudar a equipa. Muitos jogadores ficaram e ajudaram a equipa a voltar ao maior escalão do futebol italiano logo na época seguinte, mesmo começando o campeonato com pontos negativos. Agora já campeões, surge a notícia de que Trezeguet quer sair da Juventus e que não aceita renovar pelo clube, mas vamos ver o que realmente se passa.

«Dei sempre o máximo. Fiz o que a direcção me pediu no início da época: os quinze golos que prometi a Deschamps. Se o meu gesto era um adeus aos adeptos? O futuro é simples. Em sete anos conquistei a admiração de 14 milhões de adeptos e dos meus colegas. Mas a direcção é nova e eu sinto pouca confiança em mim. Sinto que têm outras opções, pese embora os 140 golos que marquei e que me dão um lugar na história do clube», disse o francês, continuando:

«Agora não sei o que vai acontecer. Vou para férias e se a direcção quiser conversar, terá de ser com o meu pai. Não há mais margem para negociações. Tinha sido melhor dizerem que não contavam comigo. Fizeram-me uma oferta ridícula», lamentou o avançado.

Trezeguet compreensivelmente sente que o clube já não conta com ele para o futuro e decidiu por um fim nas negociações. Penso que a Juventus deveria "tratar melhor" alguns dos seus jogadores, principalmente depois do que eles fizeram pelo clube, ao jogarem uma época inteira na segunda divisão (coisa impensável para jogadores de classe mundial como estes), e de certo modo, colocarem em risco as suas carreiras.

A direcção fez asneiras e eles desceram de divisão e pagaram multa, os jogadores com bom coração salvaram o clube logo na época seguinte, e é este o agradecimento por parte da direcção. Deviam era sair agora mais alguns, para ver como era para o ano...

domingo, 10 de junho de 2007

Última Hora - Cristiano Ronaldo tem nova namorada

Depois de várias namoradas, entre elas destaco Merche Romero e Gemma Atkinson, parece que Cristiano Ronaldo cedeu às tentações do seu colega de equipa Wayne Rooney, com quem teve um arrufo no último Mundial em 2006, e correm rumores que ambos fizeram as pazes de uma maneira bastante peculiar e que, actualmente, vivem juntos para melhor servirem o clube, Manchester United. Será que Nani e Anderson também vão começar a namorar na próxima época?





Have fun! =P

Espanha - como 18 segundos mudam o campeonato.

Foi ontem que tal acontecimento sucedeu. Decorria o minuto 87' e o Barcelona ganhava por 2-1 ao Espanhol, enquanto que o Real Madrid perdia pelo mesmo resultado em Zaragoza. Com este resultado o Barcelona partia para a última jornada com a confortável vantagem de dois pontos sobre a equipa da capital espanhola e iria certamente ser campeã, mas tal não veio a acontecer!
Decorria o minuto 88' quando Ruud van Nistelrooij decidiu bisar na partida e igualá-la, porém o empate nesta altura de pouco servia ao Real, já que o Barcelona mantinha a quase certa vantagem de 2-1. Porém, passados poucos segundos (18''), Tamudo decidiu também ele bisar (quarto bis da noite, já que Messi e Millito também tinham bisado) para não ficar atrás dos outros 3 companheiros e gelar por completo os adeptos do Barça, que já se imaginavam pertíssimo de atingir o tri campeonato. As duas equipas de Barcelona já não tinham um relação muito amigável e aposto que depois deste jogo as coisas ainda ficaram piores...e para Tamudo também.

Foi certamente a última chance do Barcelona (que viaja ao Nástic na derradeira jornada) ultrapassar o Real Madrid (recebe o Mallorca) até ao final do campeonato, mas ficou tudo adiado para a última jornada e ainda são possíveis 3 finais diferentes, com o Sevilha ainda com uma pequena possibilidade de conquistar o título. Na minha opinião o Real não perde mais pontos no campeonato e sagra-se campeão, contudo, já tamos habituados a surpresas no futebol e não ia ser a primeira vez que acontecia algo do género.

sábado, 9 de junho de 2007

Relíquias dos anos 90 - Parte I


Apresentamos de seguida duas relíquias dos anos 90 de cada um dos clubes grandes:

SL Benfica:

Calado - Actuou no Benfica de 95-96 a 2001-2002. Joga no APOP, do Chipre.
Kennedy - Actuou no Benfica de 92-93 a 95-96 e no FC Porto
em 97-98. Joga no Ergotelis, da Grécia.

Sporting:

Edmílson - Jogou no Sporting de 97-98 a 2000-2001 e no FC Porto em 95-96 e 96-97. Joga no CTE Colatina, do Brasil.
Cadete - Actuou no Sporting de 87-88 até 95-96 e Benfica de 98-99 até 2002-2003. Joga actualmente no São Marcos, da Distrital de Beja.

FC Porto:

Chippo - Jogou no FCP de 96-97 até 98-99. Representa actualmente o Kénitra AC, de Marrocos.
Fernando Mendes - Jogou nos 3 grandes. FCP de 95-96 a 98-99, SLB de 89-90 a 92-93 e SCP de 84-85 até 88-89. Representa o São Marcos, distrital de Beja.

Como conclusão, axo que o São Marcos deve ter uma equipa de galácticos :D

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Reforços e boatos dos 3 grandes.

A altura da época é para isto que serve, reforçar plantel com vista ao próximo campeonato. Nomes e boatos de contratações não faltam, e como sempre, muitos não deverão passar disso. Contudo, alguns jogadores já tem a sua transferência confirmada e são mudanças certas para a próxima época.

Começando pelo campeão Porto, contratação certa é a de Fernando, médio brasileiro, e Lino, defesa/médio esquerdo brasileiro ex-Académica e que realizou uma boa época, tendo sito cobiçado por outros clubes europeus. Outro jogador que deve fazer parte do plantel portista (ainda não está confirmado) é o guarda-redes Nuno, que já foi campeão europeu e mundial pelo clube. Quanto a possíveis contratações temos ainda o Giuseppe Rossi, envolvido no negócio da transferência do Anderson para o Manchester United (portanto é uma possibilidade bem credível), e também Mário Bolatti (Belgrano), médio centro argentino que, segundo a comunicação social, está quase acertado.

Rossi




Quanto á equipa do Sporting, até ao momento sabe-se da vontade demonstrada pelo treinador em adquirir cerca de 6 jogadores, a contar com o Romagnoli. Este último e outro argentino, Patrício Toranzo, médio centro do River Plate emprestado ao Atlético de Rafaela, da segunda divisão argentina, devem ser as duas apostas para o meio campo, que no entando ainda não estão confirmadas. Quanto à defesa, avançou-se com nome do defesa esquerdo Antunes, mas parece já estar fora de hipótese. Outras posições que devem vir a ser reforçadas é o centro da defesa e também o ataque, mas para já nao foram avançados mais nomes.

Toranzo




O Benfica tem já oficializada duas contratações: Marc Zoro, defesa central/lateral direito ex-Messina de Itália; Fábio Coentrão, jovem extremo ex-Rio Ave. Quanto a possíveis contratações, e como de costume, surgem grandes nomes do futebol, como o caso dos avançados Djibril Cissé e Roque Santa Cruz. Hoje nos jornais desportivos vem referenciado o nome de Edgar, jovem avançado brasileiro que actuou a época passada no Beira-mar. Este é o nome mais credível para o clube da luz reforçar o seu ataque, já que os outros dois mais dificilmente virão para Portugal (apesar do Roque ter afirmado que seria bom para a sua carreira...). Continuam também a tentar convencer Miccoli a permanecer no seu plantel, uma realidade cada vez menos provável, mas não impossível.

Roque Santa Cruz




Todos os dias surgem novos nomes e isto está sempre sujeito a mudanças, mas fica para já uma revisão do que se está a passar pelos 3 grandes de Portugal. Qualquer erro ou dúvida já sabem :)

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Europeu Sub-21 - Agora a sério!

Começa já no próximo dia 10 de Junho o campeonato da europa de sub-21, a decorrer na Holanda. O que mais quero ver é a resposta que a equipa comandada pelo técnico José Couceiro vai dar depois do europeu fracassado do ano passado, ainda para mais jogado em casa. Penso que os jogadores, muitos deles repetentes do ano passado, tem uma palavra a dizer neste europeu e querem mostrar o seu verdadeiro valor a Europa.

Portugal começa os jogos no dia de abertura contra a Bélgica, que, tal como nós, apresenta alguns jogadores que participaram nos trabalhos da equipa A e já com alguma experiência (caso do Vanden Borre). Depois seguem-se os jogos contra a anfitriã e campeã Holanda (dia 13) e por último contra a selecção de Israel (dia 16).

A selecção Nacional conta com muitos jogadores provenientes de clubes grandes, tanto portugueses como de outros países da Europa, portanto se tudo correr normalmente penso que podemos estar optimistas quanto a um bom europeu e a uma presença assegurada nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Dou a conhecer de seguida, os 23 convocados de Portugal:

Guarda-redes: João Botelho (Santa Clara), Paulo Ribeiro (FC Porto) e Ricardo Batista (Fulham, Ing)
Defesas: Amoreirinha (Estrela Amadora), João Pereira (Gil Vicente), José Gonçalves (Hearts, Esc), Semedo (Cagliari, Ita), Manuel da Costa (PSV Eindhoven, Hol), Miguel Veloso (Sporting), Rolando (Belenenses), Antunes (Paços de Ferreira)
Médios: Filipe Oliveira (Marítimo), João Moutinho (Sporting), Manuel Fernandes (Everton, Ing), Paulo Machado (U. Leiria), Ruben Amorim (Belenenses) e Sérgio Organista (Pontevedra, Esp)

Avançados: Hugo Almeida (Werder Bremen, Ale), João Moreira (Valência, Esp), Nani (Sporting), Ricardo Vaz Tê (Bolton, Ing), Varela (Vitória Setúbal), Yannick Djaló (Sporting).

Os principais favoritos á conquista do título são a Holanda, seguidos pela Itália e a Inglaterra, podendo considerar-se Portugal como um "outsider".
FORÇA PORTUGAL!



quarta-feira, 6 de junho de 2007

Morais, novo craque carioca.

Conheci este jogador do Vasco da Gama através das notícias que o davam como alvo preferencial do F.C. Porto para substituir Anderson, mas logo vi que devia ser mais uma daquelas notícias para "vender jornais". No entanto, e como hoje não tenho muito tempo para postar, decidi dar-vos a conhecer este grande jogador que brevemente poderá vir para a Europa. Como disse lá atrás, não me parece que seja um jogador acessível para o mercado português (iria custar cerca de 7M de euros...), apesar de não me importar de o ver aqui pelo norte.
De todos os que já se falaram ultimamente na imprensa, era certamente este que eu escolheria para novo 10 e substituto do Anderson.


Manoel Morais Amorim tem 22 anos, começou a carreira nos escalões base do Vasco da Gama de onde se transferiu mais tarde para o Atlético Paranaense. Viria contudo a regressar ao clube que o lançou no futebol em 2005. Este ano, Morais encontra-se pré-convocado por Dunga para a Copa América e é mais uma estrela do futebol brasileiro à procura dum lugar na Europa, como outros tantos. Fiquem com um dos vídeos dele e vejam que Vasco da Gama não é só Romário.


Notar ainda que este jogador joga facilmente com os dois pés e melhor que outros jogadores com o melhor pé :D


terça-feira, 5 de junho de 2007

Debandada no Bessa e "via verde" em Braga.

Até ao momento, e no que toca a transferências, duas das equipas que mais movimentações tem gerado são o Boavista e o Sporting de Braga. A primeira foi muito falada nestas últimas semanas devido a ter decidido não renovar ou dispensar 12 jogadores do plantel da época passada, a segunda equipa o contrário, por contratar cerca de uma dúzia de jogadores em tão pouco tempo.

No último campeonato o Sporting de Braga conseguiu um bom quarto lugar e tem sido das equipas mais regulares dos últimos anos, atrás dos 3 ditos grandes. É uma equipa em notória fase ascendente depois de alguns anos com problemas financeiros e até mesmo a lutar pela manutenção na primeira divisão portuguesa. O Boavista, que anuncia hoje o regresso aos equipamentos Diadora, não teve uma época muito bem conseguida, não tendo conseguido atingir um dos seus principais objectivos que era um lugar na Europa.

A questão que aqui se põe é se havia ou não esta necessidade de mudar quase por completo sectores da equipa, optando por deixar sair ou não renovar jogadores que faziam parte da estrutura base da equipa, ou então ao contratar muitos jogadores de uma acentada só. Na minha opinião, se eu fosse constuir uma equipa a pensar na próxima época, tentava sempre manter o núcleo da equipa, e apenas procurava acrescentar 4 ou 5 reforços que realmente pudessem trazer algo de novo. Jogadores como o Zé Manel, Lucas, Hélder Rosário e Tiago (entre outros), não podem sair todos ao mesmo tempo, independentemente dos resultados obtidos na época transacta.

Quanto ao Braga, já que tem apresentado bons resultados nos últimos anos, penso que não necessitaria de investir tanto na próxima época, a menos que estejam a contar com muitas saídas importantes do seu plantel, o que não me parece. A manter a estrutura da época passada e juntando alguns bons reforços, penso que iriam conseguir outra boa época. Seja como for, o exagero de entradas e saídas não costuma dar bons resultados, a menos que a estrutura base se mantenha minimamente intacta..


Sp. Braga
Entradas: Kieszek (Polónia Varzóvia), César Peixoto (Espanhol), Philco Halleson (At. Paranaense), Anilton Júnior (D. Aves), Bruno Tiago (Gil Vicente), Brum (Académica) e Jairzinho Baylon (Alianza Lima).
Em negociação: Zé Manel (Boavista), Sérgio Conceição (Standard Liége).

Boavista
Saídas: Ricardo Sousa, Zé Manel, Hélder Rosário, Tiago e Lucas (acabaram contracto), William Andem, Khadim, Bessa, Fernando Dinis, Kaziu, Leo Tambussi, Paulo Sousa, Kazmierczak (não exercido direito de opção sobre este último).

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Leixões "pesca" no Dragão!

Toda a gente sabe que esta altura de fim de época é sinónimo de mercado de transferências, apesar da grande parte das notícias avançadas pelos meios de comunicação serem apenas boatos ou expectativas. No entanto, algumas destas mudanças estão já confirmadas pelos respectivos clubes, que cada vez mais preferem fazer um planeamento da próxima época desde cedo, evitando contratações de última hora.

O meu destaque vai para o meu bem conhecido Leixões, que até ao momento já renovou com metade do seu plantel e já contratou alguns bons jogadores, os quais podem vir a ser fundamentais para a manutenção da equipa na primeira liga (a confirmar-se a vinda deles). Falo de Ezequias, Paulo Machado, Vieirinha e Claúdio Pittbull, todos eles provenientes por empréstimo do F.C. Porto, o que demonstra a boa relação existente entre os dois campeões do Norte.
São jogadores novos que desejam mostrar a sua qualidade, com boa experiência de primeira divisão e também de selecção Nacional, caso dos dois jovens portugueses, que seguramente, vão ainda ter uma palavra a dizer no clube que os lançou.

Com esta política de contratações, juntando aos jogadores fundamentais que renovaram pelo clube e ao treinador experiente que tem, penso que o Leixões se vai apresentar com uma boa equipa no campeonato, alcançando certamente o seu objectivo da manutenção e quem sabe, dar um cheirinho na Europa. :D

E ainda virão mais...

Renovações até ao momento: Beto e Fonseca (GR), Élvis, Marco Cadete, Rúben Ribeiro (Defesas), Pedro Cervantes, Jorge Gonçalves (Médios), Roberto (Avançado)

domingo, 3 de junho de 2007

Liga Espanhola em aberto!

Neste quarto post vamos dar uma olhada ao campeonato vizinho, onde a duas escassas jornadas do final da La Liga, há três equipas com possibilidade de serem campeãs. São elas o Real Madrid, o Barcelona e o Sevilha, este último ainda a participar na Taça do Rei, onde vai disputar a final com o surpreendente Getafe, que recorde-se, ultrapassou de forma brilhante o Barcelona na meia-final.
Seguindo com o campeonato, vou apresentar o calendário que ainda falta disputar pelas 3 equipas com possibilidades de conquistar a prova:

Real Madrid: próxima jornada defronta o difícil Zaragoza a lutar pelo acesso a taça Uefa, no El Romareda. Última jornada recebe o Mallorca, que já tem o seu campeonato feito obtendo a manutenção.

Barcelona: próxima jornada defronta o rival Espanhol de Barcelona, que também tem a manutenção garantida e nada mais pode acrescentar. Na ultima jornada o barça viaja até Tarragona, ao campo do lanterna vermelha Nastic.

Sevilha: próxima jornada defronta o Mallorca no Son Moix, jogo complicado para a equipa andaluza. Na última jornada vai receber o Villarreal, também este a lutar por um lugar nas competições europeias, portanto com uma palavra a dizer. Diogo Silva









Informação relativa ao apuramento de Portugal para o Europeu de 2008.

Portugal encontra-se no grupo A de apuramento para o Europeu de 2008, a realizar na Suiça e Áustria. A nossa selecção encontra-se no segundo lugar empatado com a Sérvia, porém estes dois com um jogo a menos que a Polónia.

Classificação:

Polónia - 8 jogos, 19 pontos
PORTUGAL - 7 jogos, 14 pontos
Sérvia - 7 jogos, 14 pontos
Finlândia - 7 jogos, 11 pontos


De notar ainda que a selecção portuguesa já jogou fora contra os seus mais directos adversários e que na segunda volta tem um calendário mais acessível. Diogo com a ajuda do enviado especial Bita. :)

sábado, 2 de junho de 2007

Selecção A vence na Bélgica.

1-2 foi o resultado com que esta noite Portugal venceu a Bélgica. Como é óbvio nao vou andar para aqui a relatar o jogo, só dizer umas coisas importantes: está bem que os portugueses sao conhecidos por se atirarem pro chão e fazerem anti-jogo, mas a atitude do árbitro é incompreensível e o que fez ao Miguel nao se faz. Duas estreias na nossa selecção, Duda e Bosingwa, este último esteve em bom plano e dá para ver que laterais direitos nao nos faltam...já esquerdos..
No mais temos ainda os golos do "reaparecido" Postiga e também da nova contratação do manchester united, Nani, que esteve bem no jogo. Primeira vitória fora da nossa selecção e bem importante que foi! cumprimentos, Diogo.

Descrição deste mui nobre blog.

Trata-se de um blog que aborda todos os assuntos referentes ao futebol, nacional ou internacional. Vai essencialmente focar aspectos tácticos apresentados pelas nossas equipas preferidas, movimentações no mercado de transferências, convocatórias das diferentes selecções, jogos importantes .. e muito mais. os meus cumprimentos, Diogo.