quinta-feira, 21 de junho de 2007

Liga portuguesa "estrangeirada"

Veio a conhecer-se esta semana o resultado dum trabalho levado a cabo pelo sindicato de jogadores (SJPF), resultado esse que revela que a maioria dos jogadores utilizados na Liga na época 2006/07 foram estrangeiros, isto com o objectivo de desmistificar a ideia de que há uma grande aposta dos clubes nos jogadores nacionais e para lançar um alerta sobre o crescente número de jogadores portugueses desempregados no futebol profissional. Os números são claros e revelam que da média de 223 jogadores utilizados por jornada, 117 foram estrangeiros contra 106 portugueses.

O despromovido Desportivo das Aves está de parabéns, já que foi a equipa com maior utilização de jogadores portugueses em relação aos estrangeiros. Contrariamente ao Aves temos o Marítimo que, em média, jogou com onze estrangeiros e apenas três portugueses.

Relacionando estes dados com os dados provenientes das recentes transferências (entradas e saídas) dos principais clubes portugueses, é de prever que na próxima época a aposta em jogadores estrangeiros continue a ser maior do que em jogadores nacionais. Estes dados vem desmentir o discurso e as intenções dos clubes e dirigentes portugueses, que defendem sempre ter uma postura que favoreça o que é nacional.

Na minha opinião, jogam os que forem e estiverem melhores. Concordo contudo com o facto de haver muitos estrangeiros (grande parte) que vêm para cá exageradamente e pouco fazem. Neste caso tenho a certeza que seria muito melhor para os clubes apostar nos jovens da formação ou em jogadores do mercado nacional.

12 comentários:

Zenas disse...

gastar milhares e as vezes milhoes d euros em estrangeiros q dps produzem mto menos q os juniores q sao mandados embora mal atingem a idd senior é uma palhaçada...as prospecçoes de mercado deviam ser mto mais cuidadas e o recurso aos estrangeiros so em caso de necessidade ou entao qdo s trata d um claro caso de mais valia!

Anónimo disse...

E' cm td,ainda ninguem encontrou a formula pa acabar com o cancro.Da mesma maneira ainda ninguem descobriu a formula q garanta boas contrataçoes,tudo e avaliado,mas ha demasiados factores estranhos ou parasitas q impedem jogadors bem cotados d atingiram os patamares esperados.e vcs falam falam q mandam embora jogadores das escolas e q sao bons.Sera q vcs sabem melhor q eles q trabalham com eles tds os dias na grande maioria das vezes durante anos e anos se sao uteis ao clube ou nao? nao interessa so a qualidade tecnico-tactica.mas a postura no futebol,e isto cada vez mais.e s alguns deles dps sao dispensados e s revelam,e' porqe era disso mesmo q tavam a precisar.tratamento d choqe pa ganharem alguma humildade e irem pos treinos com a cabeça no chao,focados nos objectivos,e nao ir d cabeça levantada trabalhar pro flash.e dps cada clube tem a sua propria maneira d jogar e dps alguns jogadores mesmo sendo bons n s adaptam(pegando num caso nao dum formado,mas dum estrangeiro d inegavel qualidade,Diego).Nao ha muitos cristianos Ronaldos embora s qeira fazer parecer.Obvio q e' so a minha opiniao e vale o q vale.mas ainda n ouvi darem uma justificaçao aceitavel e justificada,e' so mandar cana pro ar e o foguete q "arrebente" :D

Diogo Silva disse...

Os novos "putos da bola" tem todos a mania qe sao craques, sejam eles do Porto ou do Infesta, todos quase se formam jogadores tem a mania qe sao craques e qe pro ano sao eles e mais 10 nas eqipas seniores. fala por experiencia propria. dps xegam aos seniores e vem qe e' uma realidade completamente diferente do que estavam ah espera e nao aguenta, indo pro banco ou entao sao dispensados. e dps dizem qe n entendm, qe ate' tem bons pezinhos. nao tem e' cabeça,e dps os treinadores preferem os "cotas" ou os brasileiros..

Anónimo disse...

e tambem ha o caso d n compensar as equipas ficar com td o jogador jovem q aparece.porqe por pior pes q tenha um jogador razoavel com os seus 25,30 anos.ira mtas vezes render mais do q um puto relativamente entre os 18 e os 20,isto salvo algumas excepçoes obviamente.e e' preciso estar numa equipa onde isto acontece pra mtas vezes nos apercebermos disto.Nunca joguei a nivel elevado,mas se na distrital isto acontece imaginemos no futebol profissional.A experiencia acumulada,a serenidade,a calma a executar vao conferir ao jogador mais velho capacidades q irao demorar a florescer num jovem.

Anónimo disse...

o caso do maritimo começa a ser gritante e por isso, eu acho que e' urgente uma lei que restringa os jogadores estrangeiros e que obrigue, literalmente, os clubes a terem no plantel um determinado número de jogadores da cantera, bem ao jeito do que se faz em Inglaterra. E e' por estas e por outras que o nosso futebol esta' a anos luz do futebol inglês.

JN disse...

é uma vergonha..tudo bem k agr os jovens futebolistas portugueses tem a mania k sao estrelas..mas aconselho-vos a ver a quantidade d jogadores portugueses bons k foram po estrangeiro e ja n sao mto novos..

Anónimo disse...

Nao apostam e vai continuar a ser assim. os dirigentes vem sempre com a mesma lenga-lenga mas é a verdade do futebol portugues e NAO SO! em espanha e italia ja se começa a ver um acrescimo dos jogadores doutras nacionalidades, se bem qe nao se compara com o nosso pais. mais uma x, ainda temos mto qe aprender com os la de fora.

Anónimo disse...

existem muitos estrangeiros de má qualidade em Portugal. os clubes portugueses deviam de olhar mais para a sua formaçao e para as divisoes inferiores, onde ha jogadores de classe, que ganhavam muito menos que um brasileiro qualquer com a mania que é bom.
O exemplo dos tres grandes: O Futebol Clube do Porto, foi comprar o Lino, quando podia ir comprar o Antunes ( Portugues e jovem ), foi comprar o Kazmierczak em vez de mandar de volta o Paulo Machado, foi comprar o Luis Aguiar, nao conheço, em vez de regressar o Helder Barbosa, entre outros casos irritantes. Esta gestão do FCP é muito burra as vezes, dispensa o Diego e o Hugo Almeida, e depois vai comprar Renterias e Mareques, nao percebo.Tou para ver o que vao dar os meninos ( Castro e Rui Pedro ), o Bura tá sem clube ( mantêm o cancro do Ricardo Costa ).
O Sporting, vendeu Nani e já anda aí a esbanjar em Derleis, Izmailov's, Vukcevic, etc. Em vez do Derlei, compravam o Linz, aposto que ganhava menos e rendia mais. Os outros 2, so o tempo dirá se sao mais valias ou nao. Quanto ao clube dos 6 milhões, tá a ter uma politica correctissima: Com um passivo a rondar os 300 milhoes de Euros, vai comprar um paraguaio, suplente da selecção, por quase 10 milhoes de Euros. Agora falasse de um tal Bergessio, lá nome de craque tem ele, mas tou para ver. E já agora pergunto: Rui Costa, Simao, Nuno Gomes,Bergessio,Cardozo, so 3 vao jogar e os outros ? tou para ver os problemas que aí virão, deus queira que sejam muitos :D.

Uma pequena hipotese daquilo que ira ser o proximo campeonato :

FCP - Helton,Bosingwa,Pepe,Bruno Alves, Fucile, Bolatti ( a ver vamos), Lucho,Leandro Lima, Quaresma,Luis Aguiar e ....... - tu percebes quem é que aí vai estar :P

SCP - Ricardo,Abel,Polga,Caneira,...,Veloso,Moutinho,Izmailov,Romagnoli,Liedeson e o "ninja" Derlei.

slm - Quim,Nelson,Luisao,Zoro,Leo,Petit,Katzouranis,Karagounis,Rui Costa,Simao e Cardozo.

leixoes - Beto,Marco Cadete,Elvis,Nuno Silva e Nuno Amaro, Jorge Duarte, Paulo Machado,Hugo Morais,Vieirinha,Pitbull e Roberto LOOL

Infesta - Bruno, Rui Jorge,Nelson e Zé Manuel,Corina,Bruninho,Ivo,Camarinha,Vitinha,Pedro Nuno e Magno :P

Anónimo disse...

falta o pipi e o liedson no scp :P

Sérgio M. disse...

O Paulo não deve ter lido este post e veio comentar transferências lol.

Saliento o post do bita, urge cada vez mais uma lei q venha a limitar o numero de estrangeiros, o Marítimo começa a alinhar com equipas mais brasileiras q algumas do campeonato brasileiro, e não vejo que com o tempo esta situação se venha a corrigir. Uma lei que limite as entradas seria um choque ao principio mas com o avançar dos tempos certamente as mentalidades iriam mudar e estudos como este teriam resultados mais animadores. A entrada de estrangeiros nem sempre trás melhor qualidade do que a que já conhecemos por cá. Se o futebol Inglês é quase unanimemente considerado o melhor futebol do mundo, porque não adoptar algumas medidas deles?

Diogo Silva disse...

Portugal tem um limite de estrangeiros por equipa, como sabemos através do fm e nao só. o problema e' qe os brasileiros nao contam cm estrangeiros, sabe-se la' porqe! deve ser por terem sido uma antiga colonia portuguesa e por virem pra ca' aos milhares, deixaram de contar. e isso e' qe ta' mal qe faz com qe abusem :| ainda hje vieram mais 3 pro guimaraes..e e' assim.

Anónimo disse...

Cesinha e Davide no Rapid de Bucareste :x!Davide por emprestimo com opçao d compra.