O ano passado tiveram a desculpa de começarem com alguns pontos negativos devido aos escândalos de envolvimento em apostas ilegais, esta época não. Outra coisa que não anda a cair nada bem aos responsáveis e aos “tiffosi” rossoneri, é ver o arqui-rival Inter ser bi-campeão e preparar-se para ser tri, enquanto que eles não vencem nada. Atéw ao momento nesta época fizeram 10 pontos num total de 27, o que não é nada normal para uma equipa desta classe.
Bons jogadores não faltam ao Milan, falta sim um plantel ligeiramente melhor, uma verdadeira equipa. O onze tipo do Milan tem dos melhores jogadores do mundo na sua posição, mas infelizmente para eles, sozinhos não fazem tudo. Avançados, e agora ainda para mais com a lesão do Ronaldo, ainda não se conseguiram afirmar plenamente, e desde a saída do Shevchenko que só têm vindo desilusões (há ainda o craque Alexandre Pato, que só pode actuar depois da reabertura das inscrições, mas também ainda é um jovem que precisará do seu tempo para mostrar as capacidades). A defesa tem um misto de muita qualidade e experiência, mas penso que faltam alternativas – Cafú e Maldini já tem a sua idade, Kaladze tem tido algumas lesões, Bonera ainda não tem tudo para ser um grande substituto do capitão. No meio campo está talvez o sector mais forte da equipa, com jogadores como Seedorf, Kaká, Pirlo e Gattuso. Alternativas? Muito poucas para uma equipa que pretende ganhar tudo durante a época – Gourcuff, Brocchi, Ambrosini, jogadores bons, mas fora do contexto dos outros quatro referidos anteriormente. Penso que ultimamente as épocas não têm sido bem planeadas pelo departamento de futebol e pelo treinador, que teima em apostar sempre na mesma equipa, que já é muito “batida” e já todos a conhecem bem em Itália. Isto vem assim explicar o porquê das boas campanhas europeias, e más campanhas internas. É já uma equipa muito óbvia, apesar de toda a qualidade indubitável.
Mourinho apareceria assim como uma lufada de ar fresco para os ares de Milão, que possivelmente traria ideias novas e novos jogadores (alguns do Chelsea, quem sabe) e que certamente seria a equipa perfeita para voltar ao activo. E vontade não lhe deve faltar…
Ancelotti não deve aguentar mais uma série de maus resultados e a direcção, ou até o próprio treinador, devem tomar uma atitude em relação ao seu futuro. É sabido por toda a gente a preferência que Mourinho tem pelo “cálcio”, e esta seria uma excelente oportunidade para ele. Daqui a umas semanas, quem sabe, não temos um treinador português no campeonato italiano, que actualmente é unicamente constituído por treinadores nacionais. Acontecimento único no futebol mundial, arrisco a dizer.
1º Internazionale 9 jogos 6V 3E 0D 21 pontos