domingo, 14 de outubro de 2007

O objectivo do empréstimo no futebol.


Venho escrever umas linhas a propósito deste tema, depois de ter visto esta semana uma notícia que referia, entre outras coisas, o seguinte acerca de jogadores emprestados pelo FCP:

"Wason Rentería (Estrasburgo, França): voltou à Selecção Colombiana e já marcou quatro golos em nove jogos no campeonato francês e um na selecção. Já se tornou, segundo o seu empresário, "um ídolo do Estrasburgo". Lucas Mareque (Independiente, Argentina): foi pré-convocado para a Selecção da Argentina, que desta feita não chamou Lucho (por lesão) e teima em não convocar mais vezes o melhor marcador do nosso campeonato até ao momento, Lisandro... Lucas já fez 12 jogos ao serviço do Independiente, com cinco assistências para golo. Ibson (Flamengo, Brasil): tem coleccionado elogios no Brasil e já pensa numa convocatória para a Selecção canarinha, sendo que marcou três golos em trezes jogos efectuados até ao momento. Sabe-se que Dunga é um apreciador das características do médio do FCP".
E o que li e ouvi depois nos comentários relativos a esta notícia foi imensa gente a dizer mal dos empréstimos do FCP, e que estes jogadores que foram emprestados se estivessem cá nos lugares de outros faziam mais e melhor. Estou totalmente em desacordo com estas afirmações, e só diz isto quem não entender muito bem qual é o objectivo de um jogador ser emprestado (exceptuando o Ibson, o qual sempre defendi merecer lugar no plantel principal).
Vejamos assim: os 3 jogadores tinham eventualmente ficado no plantel á ordem dos trabalhos do mister Jesualdo, e até ao momento tinham sido utilizados a titulares num jogo, contra o Fátima. O Mareque não teria tantas assistências, o Rentería não marcava, o Ibson também não, e pior que isso era que nenhum deles jogava tanto quanto estão a jogar agora nos seus clubes. Esta notícia é boa para demonstrar que o empréstimo foi bem feito e calculado pelo FCP e que está a dar bons resultados - caso eles tivessem ficado cá não teriam metade das oportunidades de jogar e isso sim, seria péssimo para o seu desenvolvimento como jogadores.

Acho que não tem lógica dizer-se que fizeram mal em emprestar e é certo que agora, quando voltarem ao plantel principal do Porto, já vêm com outra experiência no futebol e certamente irão ter maior sucesso que anteriormente. Como estes casos há mais em quase todos os clubes. Exemplos como o do Ricardo Carvalho devem ser seguidos pelos jogadores e directores, que esteve um ano no plantel sénior do FCP sem nunca ter actuado, tendo sido depois emprestado ao Leça, Setúbal e Alverca (três épocas fora) e depois apareceu em grande e está agora onde toda a gente sabe. Paulo Assunção, Tonel e Bruno Alves, outros jogadores das escolas do FCP (P.Assunção veio enquanto júnior e Tonel acabou sendo sido aproveitado pelo Sporting), também apareceram já com 23, 24 anos no plantel principal, mas a verdade é que voltam para ficar e são até mesmo cobiçados por outros clubes. Portanto não tenho qualquer dúvida que é bom para os jogadores ganharem "nervo" e que a tendência é para aumentar este número de casos, porque é realmente o melhor.
Os casos retratados no excerto de notícia exposto a abrir este post são sem dúvida 3 casos de sucesso em empréstimos do FCP, podendo citar-se outros como Vieirinha e Paulo Machado que também encontraram o seu lugar num 11 duma equipa de primeira (Leixões), e até na selecção tem tido o seu espaço, sem esquecer também o caso Claúdio Pittbull, no Setúbal.

11 comentários:

JN disse...

concordo e n concordo...ha casos e ha casos...eu axo k sendo 1 jogador pa ficar no banco deve permanecer no plantel. sendo o 2º melhor pa posiçao k ta de fora, aí sim, é de ponderar o empréstimo..e sobretudo emprestar jogadores jovens! Mareque n é 1 jovem propriamente dito... foi-s comprar o lino pa n jogar.. se fosse pa emprestar o mareque k fosse a um clube europeu pk o problema podia ser a adaptaçao à europa ou a portugal.. kto ao renteria, apesar de gostar dele, concordei com o emprestimo pk é novo...

Anónimo disse...

esses gajos sao bons, pos clubes em k estao,duvido k se tivessem ficado no porto tivessem feito o k estao a fazer nos respectivos clubes...acho mt bem k se empreste os jogadores, assim nao ficam parados e podem evoluir...agora, pro ano kd voltarem, logo se ve kuais as necessidades da equipa, se nao forem precisos acho k se deve vender.sou contra andar smp a emprestar um jogador driando-lhe a falsa expectativa de k pode um dia integrar a equipa principal, kd isso obviamente nao vai acontecer...talvez o ibson tenha qualidade pra isso mas mesmo esse nao sei...kero é vieirinha e paulo machado no plantel principal do porto!

Diogo Silva disse...

o lucas ta no primeiro classificado da argentina, nao e' um clube qualquer! e veio do river..o ibson podia ser dos melhores medios do porto sem duvida! o renteria ainda tem 22 anos e tem mto caminho pela frente..asim jogando so podem vir melhores para ca e vai ser mt bom para o clube.

Diogo Silva disse...

renteria hje quase qe marcou frente ao brasil para o apuramento para o mundial 2010! ta' um senhor! lol

JN disse...

axo uma estupidez termos o sonkaya emprestado...o fucile e o bosingwa já metem nojo...VIVA O SONKAYA!!

Sérgio M. disse...

Nem tudo é um conto de fadas e muitos destes empréstimos servem apenas para disfarçar as péssimas contratações.. Dos 3 referidos acho que so' o Ibson pode vir a sonhar com a camisola do Porto, os outros dois são jogadores medianos e que para o nosso campeonato até se adequam, mas não é no Porto certamente.
O caso do Pittbul parece-me o caso evidente de uma má contratação que nada de novo trouxe ao Porto a n ser umas despesas extra. São bons são bons mas é na terra deles e o Porto ja' nos habituou a comprar e emprestar por isso um ou outro caso de sucesso como o R. Carvalho são nada mais nada menos q uma minoria e um caso de sorte no meio de tantos.

Diogo Silva disse...

Realmente nao tou a ver nas outras equipas emprestimos que depois venham a dar frutos. Vi o Petit no Boavista, que andou anos a rodar no Gil Vicente, vi o Carvalho, o Tonel e o Assunção, depois a maioria acaba por cair esquecido em clubes de menor estatuto. Jorge Costa tambem andou pelo Maritimo...so' centrais e medios defensivos. Sao jogadores que tem de ganhar muita experiencia pra evoluir o seu jogo

Anónimo disse...

Eu sinceramente axo qe quanto aos jogadores nunca se pode ter muitas certezas! ja vimos de tudo no futebol: craques a nao jogarem nada quando vao para outros clubes, jogadores "intermedios" a darem o salto (exemplo do maniche) sem que nada o preveja, jovens que com uma oportunidade agarram o lugar. Portanto no futebol mta coisa nao se sabe ate eles estarem realmente em campo a mostrar o que aprenderam.

Sérgio M. disse...

O Blog agradece que assinem os vossos comentários quando não estão registados :)

Zenas disse...

ibson ia jogar mto esta epoca qs d certeza, e o renteria ia ter oportunidades tb devido as lesoes, mas nesse caso s calhar n s ''descobria'' o lisandro! por isso ele ta bem onde ta :P

qto a vieirinha paulo machado bruno gama helder barbosa....sao ser qs tds os tipicos q tao emprestados ate ao final do contrato e dps seguem caminho no clube onde tao emprestados....espero q pelo menos um dos extremos s safe no porto..

João Baptista disse...

É óbvio que os empréstimos resultam de más contratações. O que se pretende de um jogador recém-contratado?
Que comece a jogar BEM, mal seja necessário, ou seja, é um investimento a curto prazo (Lucho e Anderson são Os exemplos).
Ora, mesmo que se venham a mostrar úteis, visto que não têm estes requisitos, nenhum deles foi uma boa contratação, mas foi um bom empréstimo que o digam os clubes onde eles estão a actuar neste momento... boa sorte para eles e para o F.C.Porto (se bem que este não precisa de sorte basta usar as capacidades)