terça-feira, 5 de junho de 2007

Debandada no Bessa e "via verde" em Braga.

Até ao momento, e no que toca a transferências, duas das equipas que mais movimentações tem gerado são o Boavista e o Sporting de Braga. A primeira foi muito falada nestas últimas semanas devido a ter decidido não renovar ou dispensar 12 jogadores do plantel da época passada, a segunda equipa o contrário, por contratar cerca de uma dúzia de jogadores em tão pouco tempo.

No último campeonato o Sporting de Braga conseguiu um bom quarto lugar e tem sido das equipas mais regulares dos últimos anos, atrás dos 3 ditos grandes. É uma equipa em notória fase ascendente depois de alguns anos com problemas financeiros e até mesmo a lutar pela manutenção na primeira divisão portuguesa. O Boavista, que anuncia hoje o regresso aos equipamentos Diadora, não teve uma época muito bem conseguida, não tendo conseguido atingir um dos seus principais objectivos que era um lugar na Europa.

A questão que aqui se põe é se havia ou não esta necessidade de mudar quase por completo sectores da equipa, optando por deixar sair ou não renovar jogadores que faziam parte da estrutura base da equipa, ou então ao contratar muitos jogadores de uma acentada só. Na minha opinião, se eu fosse constuir uma equipa a pensar na próxima época, tentava sempre manter o núcleo da equipa, e apenas procurava acrescentar 4 ou 5 reforços que realmente pudessem trazer algo de novo. Jogadores como o Zé Manel, Lucas, Hélder Rosário e Tiago (entre outros), não podem sair todos ao mesmo tempo, independentemente dos resultados obtidos na época transacta.

Quanto ao Braga, já que tem apresentado bons resultados nos últimos anos, penso que não necessitaria de investir tanto na próxima época, a menos que estejam a contar com muitas saídas importantes do seu plantel, o que não me parece. A manter a estrutura da época passada e juntando alguns bons reforços, penso que iriam conseguir outra boa época. Seja como for, o exagero de entradas e saídas não costuma dar bons resultados, a menos que a estrutura base se mantenha minimamente intacta..


Sp. Braga
Entradas: Kieszek (Polónia Varzóvia), César Peixoto (Espanhol), Philco Halleson (At. Paranaense), Anilton Júnior (D. Aves), Bruno Tiago (Gil Vicente), Brum (Académica) e Jairzinho Baylon (Alianza Lima).
Em negociação: Zé Manel (Boavista), Sérgio Conceição (Standard Liége).

Boavista
Saídas: Ricardo Sousa, Zé Manel, Hélder Rosário, Tiago e Lucas (acabaram contracto), William Andem, Khadim, Bessa, Fernando Dinis, Kaziu, Leo Tambussi, Paulo Sousa, Kazmierczak (não exercido direito de opção sobre este último).

8 comentários:

JN disse...

Boavista vai descer de divisao no proximo ano. ta claramente a fazer uma ma politica de gestao de plantel. vamos la ver k jogadores vao contratar mas o futuro nao se me apresenta risonho.

Braga nao precisava d fazer tantas contrataçoes mas as k fizeram parecem-me mto acertadas. Os meus parabens ao jorge costa k é careca como eu.

Diogo Silva disse...

O boavista nao desce, mas vai ver-se numa situaçao complicada. Aposto que vai contratar jogadores de meio tostao e apostar em alguns juniores e jogadores dos quadros do clube. Pode ser bom, mas tambem pode calhar mal. Vamos la ver o que acontece e se vao conseguir trazer algum investidor..

Zenas disse...

O Boavista está a fazer esta remodelação toda porque a justificação do Jaime Pacheco para a má classificação esta época, se deveu ao facto de não ter sido ele a conduzir a pré-época nem a fazer as contratações. Como tal vai tentar fazer este ano uma equipa à sua imagem ( que como todos nós sabemos, com características pecúliares)

Quanto ao Braga, de recordar que 2 das suas pedras importantes ja sairam : Paulo Santos e Andrade. Que ja estão a ser culmatadas com as transferências ja realizadas, e ainda hoje se começou a falar no interesse na aquisição do Bruno Vale.
Penso que não vão sair muitos + ( veja se o exemplo do Paulo Jorge que recusou sair pa Roménia), e que com o regresso de João Tomás ao Braga e do Sérgio Conceição ao futebol português, acho que o Brega vai continuar a consolidar a sua recente posição de ''4º grande'' de Portugal :D

Anónimo disse...

Mais do que a saída de alguns jogadores, o Boavista precisa é de uma direcção nova ou corre o risco de se encaminhar p a decadência nas mãos do João Loureiro. Quanto ao Braga, penso que as entradas do Brum, do César Peixoto e do Zé Manel, esta última se realmente se concretizar, poderão trazer algo mais à equipa. Resumindo, as muitas entradas e saídas acabam sempre por abalar um planet e toda uma estrutura desportiva que não se constrói do dia p a noite.

Diogo Silva disse...

Nao sabia da saída do Andrade e do Paulo Santos, mas a confirmar-se sao duas peças importantes que saem. O Paulo Santos tambem já tem alguma idade e se calhar está na hora de ser substituído porqe penso qe ja teve melhores dias..Isso do Jaime Pacheco afirmar que nao tinha um plantel escolhido por si tem razao, mas vamos lá ver o que ele desencanta e se consegue fazer mais e melhor, que é o seu dever.

Anónimo disse...

O braga tá a comprar jogadores a mais, mantinham a equipa do ano passado e iam buscar 4\5 jogadores que já chegava. O Andrade é um jogador muito lento, só é bom para marcar livres, o Paulo Santos, penso que vai ser substituído pelo Bruno Vale. Mas a confirmarem-se as contratações vão ter um ataque fortissimo: Joao Pinto, Cesar Peixoto, Sergio Conceição e Joao Tomas.
Quanto ao Boavista, precisa de uma reformulação urgente e de um projecto credível , que levem de novo o clube axadrezado a patamares superiores do futebol nacional.

Zenas disse...

no meu comentário anterior andrade= diego :/

Diogo Silva disse...

Eu logo vi que o andrade nao ia sair para ja..O Diego nunca chegou a ser grande aposta ja' qe desde o inicio se sabe que ia sair. nunca vi grande coisa dele.