segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Conhecem-se os famosos "Campeões de Inverno"


A pausa natalícia dos principais campeonatos europeus assinala a condecoração simbólica dos respectivos líderes, os chamados "Campeões de Inverno". Apesar de o campeonato alemão ser o único com uma paragem prolongada, as restantes ligas interrompem (com a excepção inglesa) a série de jogos apenas por duas semanas, até voltarem em 2008. F.C. Porto, Real Madrid, Inter de Milão, Lyon e Bayern Munique são já os campeões de Inverno 2007, mas a equipa portuguesa é a campeã dos campeões.
Em Portugal, a liderança do F.C. Porto esteve em vias de ser ameaçada no passado dia 1 de Dezembro com a visita ao Estádio da Luz. O Benfica podia ter encurtado as distâncias para apenas um ponto, mas a trivela de Quaresma sentenciou o jogo e acalmou as hostes portistas. Os dragões têm actualmente dez pontos de vantagem sobre o Benfica, o segundo classificado, e 12 sobre o Sporting, o terceiro. À 13ª jornada, e antes de viajar à Madeira para jogar com o Nacional na próxima sexta-feira, o F.C. Porto é o campeão de Inverno em Portugal (é o que tem mais vantagem na Europa, pode ver-se bem a competitividade do nosso campeonato) e não tem tido concorrência na regularidade que tem apresentado.


Em Espanha a situação é parecida, mas tem uma diferença pontual significativa. O Real Madrid lidera sem contestação, com 38 pontos, e é o campeão de Inverno espanhol ainda com uma jornada por disputar em 2007: a visita a Camp Nou para jogar com o segundo classificado Barcelona. O clube culé tem menos quatro pontos que os merengues, mas uma boa oportunidade para equilibrar as contas. No terceiro lugar, com os mesmos 31 pontos do Villarreal, está a meia-surpresa At. Madrid, dos portugueses Zé Castro, Maniche e Simão.
Em França, a surpresa não é a liderança do hexacampeão Lyon, mas sim as dificuldades que tem sentido para o conseguir, comparando com os anteriores anos. A surpresa Nancy, em segundo lugar, está a quatro pontos do primeiro lugar, seguido da dupla Bordéus e Le Mans, a oito. Aconteça o que acontecer na última jornada do ano, o Lyon, com maior ou menor dificuldade, é o campeão de Inverno.


Em Itália, o Inter de Milão, do lesionado Luís Figo e de Pelé, mantém o domínio da época passada e lidera com 40 pontos, mais sete que a Roma, que está no segundo lugar, e que actualmente, é uma equipa mergulhada na grande irregularidade que teima em apresentar. A campanha interna do AC Milan tem sido a grande decepção, com um 11º lugar na liga a contrariar a tendência ganhadora a nível europeu: apurou-se com facilidade para os «oitavos» da Liga dos Campeões e venceu o Mundial de Clubes. O detentor do título Inter de Milão, de Roberto Mancini, é o campeão de Inverno, ainda com uma jornada por disputar até final do ano.

Na Bundesliga, o poderoso e riquíssimo Bayern lidera desde a primeira jornada, mas o empate a zero deste fim-de-semana no terreno do Hertha de Berlim fez com que o Werder Bremen, de Hugo Almeida (ainda lesionado), o igualasse na frente da tabela. Ainda assim, o Bayern é o campeão de Inverno e tem a particularidade de ter os dois avançados, Klose e Luca Toni, como melhores marcadores do campeonato, com nove golos, os mesmos de Diego (ex-F.C. Porto) e Rafael Van der Vaart (Hmaburgo).

O campeonato inglês é, talvez, aquele em que as contas estão mais equilibradas. O «jovem» Arsenal tem dominado (bateu o Chelsea este fim-de-semana com um golo do "traidor" Gallas), mas tem o Manchester United, de Nani e Cristiano Ronaldo, a apenas um ponto, e num excelente período de forma. O boxing-day, do dia 26 de Dezembro, assinala a 18ª jornada de um campeonato apaixonante: o único que não pára por alturas de Natal e fim-de-ano. Cristiano Ronaldo, pois claro, continua em destaque e é o melhor marcador da competição com nove golos, os mesmos de Adebayor, avançado dos gunners.


Apesar de tudo isto, o que realmente conta é em Maio, quando se conhecerem os verdadeiros campeões de cada país, e por vezes há surpresas. Isto não passa apenas de um bom tónico para o resto da época.

6 comentários:

Diogo Silva disse...

Quem ve o campeonato ingles e quem ve o nosso e outros que andam por ai! Em termos de competitividade e espectaculo, este fim de semana com aqueles dois jogoes mostrou bem isso! Melhor qualidade de futebol vista na europa, apesar de na selecçao serem o que sao..um bocado ao contrario da nossa selecçao! mas qq dia falamos disso

Sérgio M. disse...

Ah poise', eu apesar de torcer verde e branco acho que o FCP já pode encomendar as faixas, não há em Portugal nenhuma equipa com um plantel equivalente aos Dragões.
De resto não há surpresas significativas pelo resto da Europa, os grandes continuam os mesmos!

JN disse...

mais do msm... o mourinho nca mais vai pa nenhum clube...bah

Diogo Silva disse...

O mourinho para onde for, cheira-me qe da proxima vez nao vai ganhar! :D é só assim um feeling que eu tenho

Zenas disse...

porto é campeao, em inglaterra vai ser ate ao fim...as 4 melhores tao a jogar mto agr!mas espero q o manchester consiga o bi!em espanha sincaramente n tenho acompanhado mto este ano, mas parece tar mto identico ao ano passado, barça e real perdem pcos estupidos

Diogo Silva disse...

Porto é campeao, esperemos que sim, mas se repete muitas vezes o 11 de ontem, esquece! Scp e Benfica e' qe sao nabos, senao tavam a fazer uma pressao bem maior no fcp e a coisa complicava-se. temos sorte, mas ainda falta mto jogo! natal no porto e' sempre assim.